Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias EXPEDIÇÃO SAFRA: Jornalistas e técnicos desembarcam na Índia

 

 

cabecalho informe

EXPEDIÇÃO SAFRA: Jornalistas e técnicos desembarcam na Índia

safra-200813

A Expedição Safra Gazeta do Povo desembarca nesta terça-feira (20/08) na Índia para cumprir sua última parada na temporada 2012/13. As viagens começaram em setembro do ano passado. Depois de percorrerem 14 estados brasileiros, os Estados Unidos, a Argentina e o Paraguai, jornalistas e técnicos do projeto desvendam particularidades da produção, da logística e do consumo no país asiático. O roteiro extraordinário tem como objetivo ampliar a discussão em relação à demanda e à oferta de um dos mercados mais promissores do mundo.

Importância - O projeto chega à Índia num momento em que o país ganha importância no cenário econômico mundial. Com 1,2 bilhão de habitantes, o mercado atrai especialmente fornecedores de alimentos como Brasil, Estados Unidos e Argentina. A influência indiana abrange a soja e a cana-de-açúcar. “Essas cadeias têm impacto direto nos negócios do Brasil e também do Paraná. Por isso a necessidade de conhecer a demanda do mercado indiano”, explica Giovani Ferreira, gerente de Agronegócio da Gazeta do Povo e coordenador da Expedição.

Grãos - No setor de grãos, apesar da grande extensão da Índia, a produção de soja e milho do país ainda é discreta. Na safra 2012/13, os agricultores indianos produziram 22,5 milhões de toneladas do cereal e 11 milhões de toneladas da oleaginosa, conforme o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda). Toda a soja é convencional – o país não planta semente transgênica.

Referências - A Expedição, durante os 11 dias em solo indiano, também vai buscar referências concretas sobre o crescimento do mercado consumidor. O poder aquisitivo da população (1,2 bilhão de pessoas) cresceu nos últimos anos, elevando o consumo local. Porém, o país não possui tecnologia suficiente para suprir a demanda, tornando o Brasil um parceiro exponencial.

Interesse - Com os saltos na produção registrados nos últimos anos, o Brasil tem interesse em ampliar as relações do agronegócio com a Índia. A importação indiana de milho e soja é praticamente nula. Atualmente, a agricultura brasileira tem sobras principalmente de cereal, que se expande na safra de inverno. 

Safra brasileira - De acordo com estimativa da Expedição Safra Gazeta do Povo, a safra brasileira 2013/14, que começa a ser plantada no próximo mês, deve romper a barreira dos 200 milhões de toneladas de grãos, crescimento de 8% em relação à temporada passada (184 milhões de toneladas). Além dos grãos, insumos estão na pauta da equipe. A Índia é um dos principais fornecedores mundiais de fertilizantes e agroquímicos, produtos que o Brasil importa em grande escala. Cerca de 70% do adubo utilizados nas lavouras brasileiras são importados.

Viagem - O roteiro pela Índia inclui três grandes polos produtivos: Mumbai, Indore e Nova Deli. Ao longo de duas semanas no país asiático, a equipe irá cumprir agenda que inclui compromissos com representantes de entidades públicas e privadas, incluindo a Embaixada do Brasil, o Ministério da Agricultura da Índia, cooperativas, usinas de açúcar, portos, fábricas de insumo e produtores.

Profissionais - Além dos profissionais do jornal, o grupo é formado por técnicos da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Grupo Ceagro, UPL Brasil e a revista Globo Rural. A viagem à Índia pode ser acompanhada pelo site www.agrogp.com.br.

Projeto volta à Ásia para visitar décimo país - Lançada na safra 2005/06, a Expedição Safra Gazeta do Povo completa sete anos desembarcando no seu décimo país. O projeto tem um roteiro fixo que é cumprido nas temporadas de plantio e colheita: Brasil, Argentina, Paraguai e Estados Unidos. A cada edição, é realizada uma viagem extra. A equipe já esteve na Bélgica, Alemanha, Holanda, França, China (principal centro consumidor de soja do planeta). O objetivo é sempre discutir a relação desses mercados produtores e consumidores com o Brasil e o mundo.

Apoio - A Expedição tem apoio da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), da Ocepar, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Toyota. Integram o projeto Grupo Ceagro e Governo do Paraná. Os patrocinadores são Caixa Econômica Federal, New Holland, UPL Brasil, além de Intacta RR2 PRO e Seara. Participa com apoio institucional o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. (Portal do Agronegócio / Gazeta do Povo)

info-agro-2-200813

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias