Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SICREDI IGUAÇU: Ação cooperativa incentiva doação de sangue em São João

 

 

cabecalho informe

SICREDI IGUAÇU: Ação cooperativa incentiva doação de sangue em São João

A ação cooperativa, realizada pela segunda vez consecutiva em São João, no Sudoeste do Paraná, nesse ano mobilizou a comunidade para doação de sangue. A atividade foi realizada numa parceria do Programa A União faz a Vida, Secretária de Saúde e Escola Municipal São Luiz com objetivo de mobilizar a comunidade para doar e salvar vidas.

Conhecimento - Segundo Tatiane Beatriz Galvão, assessora do Programa A União Faz a Vida, o objetivo foi levar o conhecimento as pessoas que o doador está colaborando para estoques de sangue de qualidade para atender a toda a comunidade, lembrando-se que qualquer um pode vir a precisar de sangue, principalmente nas urgências. O ato de doar sangue traz benefícios a sua saúde. “Quem recebe o sangue beneficia-se com a vida e para quem doa diminui, e muito, as chances de uma pessoa ter problemas cardiovasculares e também, recebe o resultado de exames como hepatite B e C, sífilis, HIV, HTLV I e II e doença de Chagas, tornando-se uma forma de fazer o check-up com frequência, verificando as condições da saúde” comentou.

Grande adesão - A ação aconteceu no mês de agosto e de acordo com a professora Ana Kravec Lottermann, envolvida no projeto, foram 236 pré-cadastros para a doação, dentre esses 26 inaptos a doarem, 97 não compareceram e 113 pessoas doaram. Dos 113 doadores, 77 pessoas doaram sangue pela 1ª vez, e 36 pessoas que já eram doadores cadastrados. Além disso, também ocorreu 01 teste para doador de medula. Devido a grande adesão e reconhecimento da importância, existe a possibilidade de acontecer novamente a doação no mês de novembro.

O Programa A União Faz a Vida - O programa A União Faz a Vida é uma programa cooperativo que visa à vivência de atitudes e valores de cooperação e cidadania nas escolas por meio de práticas pedagógicas envolvendo alunos e educadores. É um programa realizado em parceria com Sicredi prefeituras municipais e secretarias de educação. Em São João o programa existe desde 2010.

Ação cooperativa - A ação cooperativa existe desde 2012, um marco pela passagem do Ano Internacional do Cooperativismo, e pelo seu cunho social terá continuidade todos os anos nos municípios com o Programa A União Faz a Vida e Cooperjovem. (Imprensa Sicredi Iguaçu PR/SC)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias