Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias GESTÃO INTEGRADA: Unicastro e Cooperante mostram suas experiências a cooperativistas do Nordeste

 

 

cabecalho informe

GESTÃO INTEGRADA: Unicastro e Cooperante mostram suas experiências a cooperativistas do Nordeste

A Unicastro, em Castro, e a Cooperante, em Campo do Tenente, receberam, nesta terça-feira (20/08), a visita de um grupo de profissionais das Organizações Estaduais da Bahia, Ceará, Alagoas e do Sescoop Nacional. Eles estiveram nas duas cooperativas com o objetivo de conhecer experiências na implantação do sistema integrado de gestão desenvolvido pelo Sescoop/PR e executado por meio do Programa Integral de Apoio às Pequenas Cooperativas (Procoope). A delegação chegou ao Paraná na segunda-feira (19/08), quando passou pela sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, e recebeu informações sobre a metodologia adotada no processo. Participaram do intercâmbio o  presidente do Sistema OCB-Sescoop/Ceará, João Nicédio, a superintendente da OCB/Alagoas, Márcia Túlia Pessôa, os analistas em Monitoramento do Sescoop/Bahia, Geisa Félix e Valter Sampaio, o coordenador financeiro da OCE-BA, Márcio Santos, a gerente de Monitoramento e Gestão das Cooperativas do Sescoop Nacional, Susan Miyashita Vilela, e Ana Paula Cunha Campelo, colaboradora do setor contábil da OCB/Sescoop/Ceará. Na visita às cooperativas, o grupo estava acompanhado do analista econômico e financeiro do Sescoop/PR, Emerson Barcik, e do coordenador de Desenvolvimento Cooperativo, João Gogola Neto.

Unicastro – Em Castro, os visitantes foram recebidos pelo presidente da Unicastro, Tsutomu Massuda, e pelo coordenador administrativo, Lucas Roberto Petrech. Eles fizeram um breve histórico da cooperativa, da constituição, sua caracterização e seu desenvolvimento. Também apresentaram as principais melhorias decorrentes da implantação do sistema integrado de gestão, as mudanças e oportunidades geradas, e contaram como conseguiram se organizar a partir da utilização de um software único, contemplando as diferentes áreas da cooperativa.

Cooperante – Já em Campo do Tenente, o presidente da Cooperante, Guilherme Grein, e a gerente financeira, Sueli Bora, receberam os cooperativistas do Nordeste. Grein apresentou a cooperativa, seu histórico e o caminho seguido no processo de informatização, os sucessos e as dificuldades vivenciadas ao longo desse trabalho. Ele também fez um relato da participação da cooperativa como piloto no projeto do sistema integrado de gestão. Por ser pioneira, a experiência da Cooperante serviu para adequar o sistema, deixando-o ainda mais adequado para a utilização e atendimento das necessidades das cooperativas.

Avaliação - “Avalio que as reuniões cumpriram seus objetivos. Ainda, conhecendo as experiências da Cooperante e da Unicastro, foi possível confirmar a importância do projeto para o desenvolvimento da gestão das cooperativas. Verifica-se que, ao mesmo tempo em que viabiliza a organização administrativa, o sistema integrado possibilita uma informação com confiabilidade, agilidade e segurança, permitindo embasamento para as decisões dos dirigentes e administradores da cooperativa. Além disso, o mais importante no projeto é que os resultados alcançacem os cooperados, que são peças chave no negócio cooperativo”, considera o analista do Sescop/PR, Emerson Barcik. 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias