cabecalho informe

COPACOL: Alimentos saudáveis e saborosos

Com 50 anos de atuação no cenário cooperativista, a Copacol tem no seu quadro social a grande maioria pequenos produtores que atuam em suas propriedades de forma familiar, ou seja, com mão de obra própria. Além das atividades avícola, suinícola, piscícola e bovinocultura de leite, as quais são trabalhadas de forma integrada com os produtores, muitos optam por outras fontes de renda, como a produção de hortaliças por exemplo, que aos poucos tem ganhado espaço na região e tem melhorado a renda de muitas famílias. Esse é o caso do cooperado de Universo, no município de Nova Aurora, Devanir Candido, que além da agricultura, em uma pequena área de terra trabalha com a olericultura.

Verdura e legumes - Com a esposa, o associado trabalha o dia a dia no manejo das verduras e legumes que garantem a complementação da renda do casal, que antes atuava somente coma a produção de grãos, como soja e milho, por exemplo. Sentindo a necessidade de encontrar uma alternativa que lhes oferecesse um complemento na renda familiar e que lhes oportunizasse mais segurança para se manter na propriedade, o casal encontrou na olericultura uma forma  de se diversificar.

Melhoria da renda - Segundo ele, que há cinco anos está na atividade, a diversificação melhorou a renda da família no campo, pois consegue uma renda semanal com a comercialização dos produtos que são entregues em escolas do município de Quarto Centenário e na feira do produtor e comércio de Nova Aurora. “Com a atividade consegui comprar um carro novo financiado com juros baixos através do programa, “Mais Alimento” que contempla a agricultura familiar, caso contrário não haveria possibilidade de fazer este investimento, pois o veículo é o meu meio de transporte para a entrega da produção”, conta o olericultor.

Variedade - Na horta, ele produz uma variedade de verduras e legumes como, almeirão, alface, rúcula, brócolis, repolho, cheiro verde, vagem, pepino, couve flor, entre outras.  O próximo investimento conforme disse o cooperado, é a construção de uma estufa para a produção de tomate. (Imprensa Copacol)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias