Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FORMAÇÃO: Jovens cooperados da Coamo conhecem a sede da Ocepar

 

 

cabecalho informe

FORMAÇÃO: Jovens cooperados da Coamo conhecem a sede da Ocepar

Cerca de 40 jovens cooperados da Coamo visitaram, na tarde desta quarta-feira (04/09), a sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. O grupo, que faz parte da 17ª turma do Programa de Formação Jovens Líderes, foi recebido pelo presidente João Paulo Koslovski e pelos superintendentes José Roberto Ricken e Nelson Costa. Acompanhando os cooperados, vindos de cidades do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, o diretor Ricardo Calderari e o assessor de imprensa Ilivaldo Duarte. Os visitantes conheceram em detalhes a estrutura e o trabalho desenvolvido pelo Sistema Ocepar, bem como receberam informações sobre o cooperativismo no Paraná e no mundo, em palestra proferida pelo presidente Koslovski. À noite, os cooperados participaram de jantar de confraternização no restaurante Madalosso, no tradicional bairro de Santa Felicidade. O roteiro de viagem da 17ª turma incluiu visita a entrepostos e estruturas da Coamo no Oeste e Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina. Nesta quinta-feira (05/09), o grupo conhecerá o terminal portuário da cooperativa em Paranaguá.

Futuro – Para o presidente da Ocepar, uma das preocupações do sistema cooperativista é aprimorar e formar jovens lideranças. “É um trabalho que precisa ser constante, pois trata-se de preparar o alicerce para o futuro do cooperativismo. O programa de formação da Coamo é exemplar, pois há quase 20 anos cria oportunidades para que surjam novos líderes e amplia o conhecimento que os cooperados têm de sua cooperativa. É uma ação duradoura, pela qual já participaram mais de 700 jovens, que traz resultados positivos a todo o sistema cooperativista”, afirmou Koslovski. Na opinião do diretor Ricardo Calderari, o Programa de Formação causa mudanças perceptíveis nos jovens participantes. “A cada módulo do curso, os cooperados se aperfeiçoam e crescem como cooperativistas e seres humanos. É um princípio básico do cooperativismo que se concretiza no Programa, que é a formação do ser humano”, enfatizou. 

 Aprimoramento - O Programa Coamo de Formação de Jovens Líderes Cooperativistas é uma realização da Coamo com apoio do Sescoop/PR. É desenvolvido em módulos, sendo o primeiro deles com o objetivo da busca da identificação do cooperado para a sua condição dentro da sociedade, na propriedade e na família, e traçar estratégias e metas para o futuro. O segundo módulo trata do planejamento, gestão e administração rural. O terceiro módulo destaca a gestão estratégica de negócios para a cooperativa e a análise e interpretação de balanço como instrumento para a tomada de decisão. No quarto módulo, o foco é o desenvolvimento da liderança, em busca de um futuro promissor. Após os módulos regulares, compostos por carga de 96 horas/aula de curso, os jovens cooperados realizam uma viagem técnica-cultural por diversas regiões da cooperativa, visitando também o terminal portuário da Coamo e o Porto de Paranaguá. Realizado desde 1998, o programa já capacitou mais de 700 jovens cooperados da Coamo. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Coamo)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias