cabecalho informe

UNIMED II: Curso capacita colaboradores para a função de ouvidor

unimed II 06 09 2013Com o objetivo capacitar os colaboradores para a função de ouvidor e, assim, atender à Resolução Normativa (RN) 323, foi realizado, na Unimed Paraná, o Curso de Ouvidoria na Saúde Suplementar. O treinamento, ministrado nos dias 22 e 23 de agosto, teve como eixo principal o entendimento sobre o conceito de ouvidoria e a implantação desse serviço em cada cooperativa singular.

Cliente - O curso contou com a presença do diretor de Mercado, Faustino Garcia Alferez, que fez a abertura dos estudos ressaltando que, “antes de atender às expectativas da empresa em relação à RN 323, é necessário procurar atender às expectativas do cliente”, ouvindo e resolvendo as suas necessidades. Além disso, o diretor ainda agradeceu a presença dos interessados em conhecer mais sobre o tema e desejou um bom e proveitoso evento a todos.

Atendimento de qualidade - Para dar início ao curso, os participantes se apresentaram e expuseram as suas dúvidas e esperanças em relação ao treinamento. Como principal objetivo, a maioria dos presentes destacou a necessidade de obter mais conhecimento sobre a ouvidoria a fim de poder oferecer um atendimento com qualidade aos seus clientes.

Tópicos - Dividido em três principais tópicos, o conteúdo preparado e ministrado pela instrutora Fernanda de Almeida abordou, na introdução, a diferença entre atendimento de primeira e de segunda instância, a mediação de conflitos, o restabelecimento da comunicação, a análise crítica e o relacionamento com o consumidor.

Prática - O segundo tópico mostrou o lado prático do processo de criação de uma ouvidoria, explicando como podem ser feitos os sistemas de acolhimento, o registro de demandas e as estatísticas dos atendimentos. Itens como sigilo, ética, respeito e isonomia também foram abordados. O terceiro e último tópico revelou de que forma a ouvidoria pode ser utilizada como estratégia, não só na resolução como também na prevenção de conflitos. A necessidade de se investir em soluções definitivas e não paliativas também foi amplamente discutida.

Obrigatoriedade - A RN 323, resolução normativa que demandou a realização desse curso, foi adotada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em 14 de março de 2013. Como objetivo principal, ela instituiu a obrigatoriedade do serviço de ouvidoria nas operadoras de planos privados de assistência à saúde. (Imprensa Unimed Paraná)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias