Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias OMC: Organização reduz projeção de avanço do comércio global para 2,5%

 

 

cabecalho informe

OMC: Organização reduz projeção de avanço do comércio global para 2,5%

omc 09 09 2013O comércio mundial deve crescer apenas 2,5% em 2013 - ante a previsão de alta de 3,3% de abril - por causa da fragilidade persistente da economia global, revelou na última sexta-feira (06/09) o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo. Para 2014, a OMC anunciará nesta segunda-feira (09/09) uma revisão para baixo na projeção de crescimento do comércio global. A expectativa para o próximo ano é de alta de 4,5%, comparados aos 5% estimados em abril. “As projeções são ligadas ao crescimento da economia global”, afirmou Azevêdo. Não apenas os países em desenvolvimento se recuperam lentamente, como os emergentes sofreram uma desaceleração econômica. A demanda global continua mais fragilizada do que o esperado e as tendências protecionistas ainda deixam autoridades inquietas.

Posse - A cerimônia de posse de Azevêdo como  diretor-geral da OMC ocorre nesta segunda-feira (09/09), em Genebra, na Suíça, embora ele tenha assumido o cargo há uma semana em substituição ao francês Pascal Lamy. O brasileiro contou com o apoio do grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), além dos países de língua portuguesa e várias nações na América Latina, na Ásia e na África. O embaixador brasileiro, de 55 anos, é o primeiro latino-americano a assumir a direção-geral da OMC. Disputada até o último minuto, a eleição envolveu uma longa negociação que vem desde o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Trajetória - Diplomata de carreira e representante permanente do Brasil na OMC desde 2008, o embaixador está diretamente envolvido em assuntos econômicos e comerciais há mais de 20 anos. Ele foi chefe do Departamento Econômico do Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, de 2005 a 2006, e liderou a delegação brasileira nas negociações da Rodada de Doha da OMC, sobre liberalização de mercados. (Com informações do Valor Econômico e Agência Brasil)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias