Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias MEIO AMBIENTE III: Cooperativas tratam efluentes

 

 

cabecalho informe

MEIO AMBIENTE III: Cooperativas tratam efluentes

Com grande influência sobre os produtores paranaenses, as cooperativas também apostam em ações de preservação das águas e do meio ambiente. Por todo o Estado, são inúmeros projetos para garantir as boas condições da água utilizada no campo, o que inclui a preservação de nascentes, minas e tratamento de efluentes, por exemplo. De acordo com os números da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), em 2012 foram direcionados por volta de R$ 45 milhões para trabalhos de preservação do meio ambiente. Os números ainda não foram fechados.

Potencial - O gerente técnico e econômico da Ocepar, Flávio Turra, explica que em algumas regiões o trabalho é ainda mais potencializado. "Outro fator importante é quando o produtor acaba recebendo algum incentivo para que realize a preservação. Eles recebem um reconhecimento, o que ajuda a disseminar o trabalho", relata.

Água Viva - Turra cita ainda o Oeste do Estado como uma região que realiza um trabalho importante nesse sentido. A Coopavel Cooperativa Agroindustrial, por exemplo, desenvolve o projeto Água Viva, para preservação de nascentes nas propriedades dos cooperados. A ação iniciou em 2004 e ao longo desses anos já recuperou 7 mil nascentes, incluindo em outros estados como RS, SP, SC, MS, MT, GO, AL, TO. "Nós passamos o nosso conhecimento para outras cooperativas realizarem o mesmo trabalho, inclusive algumas no Paraguai. Anualmente, gastamos em torno de R$ 60 mil com o projeto. Certamente, a ação melhora a qualidade de vida das famílias e até do rebanho que utiliza essas águas ", salienta o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. (Folha Rural / Folha de Londrina)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias