cabecalho informe

AGRÁRIA: Wintershow 2013 confirma 60 expositores e ampla programação técnica

1agraria 17 09 2013De 16 a 18 de outubro, o distrito de Entre Rios, em Guarapuava, na região Centro-Sul do Paraná, fará novamente valer sua alcunha de polo regional de difusão de tecnologia de cereais de inverno. Há um mês para a abertura de mais uma edição, o Wintershow, da Cooperativa Agrária, conta com ampla programação e todos os 60 espaços de expositores vendidos. De cunho técnico, o evento espera receber mais de 2.000 pessoas.

Palestras - Nos dois primeiros dias, palestras de seis pesquisadores da Fapa (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária) expõem a excelência das tecnologias desenvolvidas para trigo, cevada, canola, aveia, fertilidade, fitopatologia e mecanização agrícola. Quatro especialistas, sendo três nacionais e um convidado da Alemanha, apresentarão temas relacionados às novidades do mercado agrícola, manejo de doenças, influências climáticas e melhoramento de cevada.

Referência - Referência em tecnologias de cereais de inverno no Brasil, o Wintershow 2013 repete o formato do ano passado, sendo todo realizado nos campos da Fapa. “O distrito de Entre Rios é um polo regional de difusão de tecnologia de cereais de inverno”, frisou o presidente da Agrária, Jorge Karl. “As novidades e tecnologias desenvolvidas estarão novamente presentes no Wintershow”, acrescentou.

Programação - A programação inicia às 9h do dia 16 de outubro, com o palestrante convidado André Pessoa, da Agroconsult, que abordará o tema “Perspectivas de mercado agrícola de cereais de inverno e verão”. Em seguida, o especialista Dauri José Tessmann, da UEM (Universidade Estadual de Maringá), falará sobre “Manejo de doenças em cereais de inverno”.

Clima e melhoramento de cevada - No dia 17, o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Renato Lazinski, discorrerá, a partir das 9h, sobre a “Influência do clima nas produtividades das culturas de inverno e verão”. E, às 11h, terá lugar a palestra internacional com o pesquisador e melhorista alemão Markus Herz, da LfL (Bayerische Landesanstalt für Landwirtschaft - centro de pesquisa agrícola do Estado da Baviera), o qual apresentará “Avanços e perspectivas do melhoramento de cevada na Alemanha”.

Dinâmicas - Durante a tarde, ocorrerão as palestras simultâneas dos seis pesquisadores da Fapa, a partir das 13h30. Também haverá espaço destinado à dinâmica de máquinas agrícolas e test drive de pick-ups, com apresentação de novidades tecnológicas por parte de empresas expositoras. Produtores e interessados em adquirir equipamentos terão a oportunidade de avaliá-los com maior acuidade durante o balcão de negócios, que será realizado no dia 18. “O visitante poderá discutir detalhes com nosso pesquisador de mecanização agrícola”, explicou o coordenador da Fapa, Leandro Bren.

Produtividades acima da média - As pesquisas desenvolvidas pela Fapa possibilitam, aos cooperados da Agrária, materiais com produtividades acima da média brasileira, além de atender as demandas por qualidade exigidas pelos clientes das indústrias de malte, trigo, rações e óleo e farelo de soja da cooperativa. “A pesquisa na Agrária é o nosso norte em relação à atividade agrícola”, destacou Jorge Karl. “Estamos presentes em todos os elos da cadeia produtiva, desde a pesquisa até o fornecimento do produto final aos nossos clientes. E isso é apresentado no Wintershow”.

Recordes - O resultado da pesquisa, aliada às recomendações da assistência técnica específica, geraram produtividades recordes dos cooperados da Agrária, os quais chegaram a colher, em média, 4.400 kg/ha de cevada e 3.800 kg/ha de trigo (em 2011). Orientações agronômicas, como a época preferencial de plantio evitaram perdas, mesmo com as intensas geadas registradas em 2013.

Detalhes - A programação completa e demais detalhes estão disponíveis no site: www.wintershow.com.br. (Imprensa Agrária)

SERVIÇO:

WINTERSHOW 2013

Data: 16, 17 e 18 de outubro

Horário: das 8h30 às 18h30

Local: campos da FAPA, distrito de Entre Rios – Guarapuava (PR)

PROGRAMAÇÃO

DIA 16

9h - Perspectivas de mercado agrícola de cereais de inverno e verão – Palestrante André Pessoa – Agroconsult

11h – Manejo de doenças em cereais de inverno – Palestrante Dr. Dauri José Tessmann – UEM (Universidade Estadual de Maringá)

13h30 – Início das Palestras Simultâneas

16h00 – Dinâmica de Máquinas

DIA 17

9h – Influência do clima nas produtividades das culturas de inverno e verão – Palestrante Renato Lazinski

11h – Avanços e perspectivas do melhoramento de cevada na Alemanha – Palestrante Markus Hertz

13h30 – Início das Palestras Simultâneas – estações da FAPA

16h00 – Dinâmica de Máquinas

DIA 18

Balcão de negócios – Presença de instituições bancárias, concessionárias de veículos, empresas de máquinas agrícolas e implementos. Este dia é voltado para negociações de máquinas, equipamentos e veículos.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias