Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias CLIMA: Primavera começa com chuva forte no Paraná

 

 

cabecalho informe

CLIMA: Primavera começa com chuva forte no Paraná

clima 20 09 2013O fim de semana que dá início à primavera no Hemisfério Sul deverá ser marcado por chuvas fortes e contínuas em todo o Paraná. O Instituto Tecnológico Simepar informa que entre sábado (21/09) e domingo (22/09), quando começa a nova estação, a precipitação pode atingir um índice de 200 milímetros (mm) nas áreas de divisa com Santa Catarina. Demais regiões terão acúmulo menos intenso, porém ainda com registro acentuado de chuvas.

Instabilidade - As áreas de instabilidade começam a se formar já nesta sexta-feira (20/09) no Sudoeste do estado, mas de forma menos intensa. A partir de sábado, pode haver volume de chuva acima dos 100 mm em diversos municípios paranaenses, principalmente nos localizados na metade sul do Paraná, com ênfase para o Oeste e Sudoeste. O Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do governo federal, não descarta, inclusive, queda de granizo e rajadas de ventos nesta parte do estado.

Risco - A condição eleva o risco de cheias, enxurradas, alagamentos e deslizamentos, uma vez que a água acumulada no solo não tem como se dispersar devido à continuidade da precipitação. “É uma grande quantidade de chuva num curto intervalo tempo, por isso a gente prevê que pode ocorrer alagamentos e até mesmo deslizamentos. Mas é uma possibilidade”, explica o meteorologista do Simepar Tarcízio Valentin da Costa.

Suscetíveis - O Simepar informa ainda que áreas ao longo do Rio Iguaçu e seus afluentes, assim como a região metropolitana de Curitiba e Litoral são as regiões do estado que estão mais sujeitas a problemas em virtude das chuvas.

Temperaturas - Com toda a precipitação pluviométrica, as temperaturas devem se manter amenas no Paraná. Em Curitiba, os termômetros podem chegar a 23°C no sábado e 21°C no domingo. Nos mesmos dias, Cascavel terá máximas de 26°C e 24°C; Paranaguá, 24°C e 22°C, respectivamente.

Deslocamento - Na segunda-feira (23/09), a área de instabilidade deve deixar o Sul do país e atingir a região Sudoeste. Mesmo assim, ainda haverá registro de chuvas fracas no Leste e Norte do estado durante o dia. (Gazeta do Povo)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias