Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FÓRUM DE EXECUTIVOS: Evento quer promover interação de cooperativistas com o poder judiciário

 

 

cabecalho informe

FÓRUM DE EXECUTIVOS: Evento quer promover interação de cooperativistas com o poder judiciário

Paulo Habith TJ 20 09 2013O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) vai receber, na próxima semana, lideranças do cooperativismo paranaense que participam do Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas. No dia 26 de setembro, a instituição vai sediar o Fórum dos diretores executivos das cooperativas paranaenses, promovido pelo Sistema Ocepar em parceria com o TJPR, com a programação voltada exclusivamente aos integrantes da quarta turma da formação internacional. Nesse dia, eles vão conhecer como funcionam as Câmaras de Julgamento. O desembargador do TJPR, Paulo Habith, vai ministrar uma palestra sobre o tema. De acordo com ele, será uma oportunidade de promover maior interação do cooperativismo com o poder judiciário. “Eu trago na minha folha pessoal o fato de ter já constituído uma cooperativa de crédito de juízes e promotores, a Credjuris. E o modo de gestão, as formas econômicas apresentadas e o sucesso obtido nessa cooperativa de crédito me deram razões fortes e substanciais para acreditar cada vez mais no cooperativismo”, afirmou ele, na tarde desta quinta-feira (19/09), em entrevista ao Informe Paraná Cooperativo.

Proposta - Habith é um dos participantes da quarta turma do Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas. Ele lembrou que, na viagem que fez este ano com o grupo aos Estados Unidos e Canadá, propôs aos demais colegas conhecerem o Tribunal de Justiça, o seu sistema e as formas de julgamento. “Seria um contrassenso dizer que as lideranças do cooperativismo ainda não alcançam um poder do Estado. Alcançam naturalmente o legislativo, o executivo, mas não o judiciário. Por quê? Dessa forma, eu acho que essa interação é, de uma certa forma, oportuna, e a recepção dos demais integrantes do Programa à minha proposta demonstrou que eu estava com a razão. Tanto que aceitaram por unanimidade a realização desse evento. Da parte da Ocepar, trata-se de uma iniciativa extraordinária de colaboração e parceria com o poder judiciário”, afirmou.

Escola de Magistratura – O Fórum dos executivos prossegue no dia 27 de setembro, com atividades na Escola de Magistratura do Paraná, e presença dos integrantes das demais turmas do Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas. O desembargador Carvilio da Silveira Filho ministra a primeira palestra, com o tema “Poder judiciário brasileiro – sua estrutura”. Haverá ainda a explanação do desembargador Jurandyr Souza Júnior sobre atos cooperativos, com enfoque para o enfrentamento pelo poder judiciário.

Mestrado - O pró-reitor acadêmico da PUCPR, professor Eduardo Damião da Silva, tratará de estratégias corporativas e fornecerá informações sobre o mestrado profissional em cooperativismo que a entidade vai iniciar no ano que vem, em parceria com o Sistema Ocepar. Para o desembargador Paulo Habith, a oferta de um curso de mestrado é uma grande iniciativa na área de formação. “Em todas as oportunidades, tenho falado sobre com é necessário que o cooperativismo tenha um sempre um desenvolvimento, em qualquer classe social ou qualquer nível de cultura. Isso deve envolver desde crianças, como já vi vários gibis e muitas outras ilustrações para esse público. Para o ensino médio também é importante e que dirá para o ensino superior. Nesse sentido, eu acho que nós vamos chegar num momento em que teremos até uma matéria de cooperativismo nas escolas de Direito. Esse é um mote é eu tenho grande interesse que isso se concretize porque, na medida em que as pessoas vão se interando sobre o cooperativismo em toda a sua forma, não só de gestão mas de proteção dos interesses dos cooperados e forma de fiscalização, evidentemente, as cooperativas vão ficando cada vez mais fortes”, completou.

 

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias