cabecalho informe

FORMAÇÃO II: Sescoop foi a maior conquista do cooperativismo, afirma Boesche

“O Sistema S, que no cooperativismo é representado pelo Sescoop, é muito importante para as cooperativas e foi a maior conquista alcançada pelo setor”, afirmou o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, na tarde da última sexta-feira (20/09), em Curitiba, ao dar boas-vindas aos participantes do curso de pós-graduação em Liderança Estratégica de Gestão de Pessoas, promovido pelo Sistema Ocepar, em parceria com o ISAE/FGV. Mais de 40 profissionais das Unimeds Paraná, Curitiba, Ponta Grossa, Paranaguá e Cianorte e do Sescoop/PR estão participando da especialização. Boesche destacou a importância do trabalho que o cooperativismo paranaense vem executando na área de capacitação profissional e que está dando sustentação ao crescimento do sistema. Ele lembrou que, nos últimos anos, as gerências de Desenvolvimento Humano (DH) e de Desenvolvimento e Autogestão (DA) do Sescoop/PR estão atuando de forma mais integrada, fortalecendo ainda mais as ações realizadas pela entidade. “Nesse sentido, nós contamos com o apoio dos agentes de Desenvolvimento Humano e de Desenvolvimento e Autogestão, que têm tido papel fundamental nesse processo”, ressaltou.

Especialização – A oferta de cursos de especialização se destaca entre as diversas atividades de formação promovidas pelo Sescoop/PR. Desde 2002, já são 75 pós-graduações, atendendo às demandas das cooperativas em variadas áreas. Cinquenta e cinco turmas já foram encerradas e 20 estão em andamento. Ao longo de 2013, mais 12 novas turmas devem ser abertas. Cerca de R$ 25 milhões já foram investidos nessa modalidade, beneficiando aproximadamente três mil alunos. Os cursos são promovidos em parceria com renomadas instituições de ensino superior. A novidade para este ano é o lançamento de um mestrado profissional em cooperativismo, em conjunto com a PUCPR, que terá início no ano que vem.

Início - Na sexta-feira, a especialização em Liderança Estratégica de Gestão de Pessoas foi aberta pelo analista de Desenvolvimento Humano, Fernando Mendes, que apresentou os números do cooperativismo paranaense e destacou ainda o empenho da Unimed Federação, ISAE/FGV e Sescoop/PR em fazer o alinhamento e viabilizar a realização da capacitação. “Foram dois anos de muito trabalho até a concretização do curso. Por isso, esse momento era esperado por nós e pelo Sistema Unimed”, afirmou Fernando.

Objetivos - O curso tem como objetivo desenvolver competências ligadas ao poder de reflexão, argumentação e persuasão, capacitando o profissional para gerir a convergência no intuito de atingir os objetivos estratégicos e pessoais. Visa ainda promover a formação de profissionais com competência ética e técnica para gerir pessoas por competência. Também pretende habilitar o gestor por competência a elaborar projetos de gestão de pessoas com ênfase no estímulo das competências organizacionais e alinhadas à estratégia da cooperativa. Outra meta da pós é formar gestores com capacidade para gerir pessoas e atuar como agentes de mudanças na cooperativa.

Presenças – Na abertura do curso também estiveram presentes Ana Paula Honorato e Jussara Resende de Almeida, representando a FGV/Rio de Janeiro; Danielle Hernandes, responsável pelos cursos in company do ISAE em Curitiba, e Soraya Galvão, conselheira de administração do Sescoop/PR, que está participando do curso pela Unimed Federação, representando o Sistema Unimed.

Londrina– Também na sexta-feira, teve início, em Londrina, o curso de pós-graduação em Gestão Empresarial, em parceira com a FGV e participação de 40 profissionais da Unimed Londrina, Unimed Apucarana, Unimed Norte Pioneiro, Integrada, Confepar, Sicoob Central PR e Uniodonto. A especialização tem como objetivo geral instrumentalizar os dirigentes e profissionais das cooperativas de saúde no desenvolvimento de habilidades e atitudes na gestão das cooperativas com maior eficiência, proporcionando uma visão global e sistematizada do contexto empresarial que envolve uma cooperativa do ramo saúde.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias