Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias EUA: Economia cresce 2,5% no 2º trimestre, confirma governo norte-americano

 

 

cabecalho informe

EUA: Economia cresce 2,5% no 2º trimestre, confirma governo norte-americano

eua 26 09 2013A economia americana cresceu a uma taxa anualizada de 2,5% no segundo trimestre deste ano. O resultado coincidiu com aquele divulgado anteriormente para o período. Nos três primeiros meses de 2013, o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos avançou 1,1%. "Com a terceira estimativa para o segundo trimestre, o quadro geral do crescimento econômico permanece o mesmo em grande parte", destacou o Departamento do Comércio americano em nota. Alguns economistas esperavam um crescimento mais marcado no período, de 2,7% a 2,8%.

Contribuições - O aumento no PIB real entre abril e junho reflete as contribuições positivas dos gastos com consumo das famílias, exportações, investimentos fixos não residencial e residencial e investimento em estoque privado. Esses fatores foram compensados pelos efeitos negativos do gasto do governo federal, apontou o levantamento.

Desaceleração - Muitos analistas acreditam que o crescimento econômico nos EUA está desacelerando para uma taxa de 2% ou menos neste trimestre. E alguns economistas avaliam que a expansão do PIB permanece fraca para acelerar a contratação, elevar salários e incentivar os americanos a gastar mais. Vale notar que o gasto do consumidor responde por cerca de 70% da atividade econômica.

Esperança - Os analistas, contudo, continuam esperançosos de que o crescimento ganhe impulso em 2014. Em suas projeções revistas, o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) mostrou na semana passada que a economia pode crescer 3% no próximo ano, acima dos 2% a 2,3% de 2013. (Valor Econômico, com Associated Press)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias