Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FÓRUM DOS EXECUTIVOS: Presidentes da Ocepar e do Tribunal de Justiça do Paraná abrem o evento

 

 

cabecalho informe

FÓRUM DOS EXECUTIVOS: Presidentes da Ocepar e do Tribunal de Justiça do Paraná abrem o evento

Um café da manhã com a presença dos presidentes do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, e do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Paulo Vasconcellos, marcou o início, nesta quinta-feira (26/09), do Fórum dos diretores executivos das cooperativas paranaenses – evento especial realizado em parceria entre as duas instituições como parte das atividades do Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas. O encontro acontece durante todo o dia, na sede do TJPR, em Curitiba, com a participação dos integrantes da quarta turma da formação internacional.

Aproximação - Na abertura, o presidente da Ocepar destacou os principais números do cooperativismo, as atividades de formação e autogestão conduzidas pelo Sescoop/PR e falou ainda sobre a importância do Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas. Koslovski lembrou que o sistema tem um viés diferente de outros setores da sociedade, onde reúne milhares de pessoas. “Somente aqui no estado reunimos mais de 2 milhões de paranaenses que estão vinculados direta ou indiretamente ao setor e, quando a gente fala que o cooperativismo movimentou no ano passado R$ 38,5 bilhões, isto representa mais do que o orçamento de 24 estados brasileiros, o que dá uma dimensão da importância do que as cooperativas representam para o Paraná. Por ser uma sociedade diferente, precisa ser reconhecida pelos diversos órgãos dessa forma e, aqui no TJ, a gente reconhece essa sensibilidade, afinal, os desembargadores conhecem o cooperativismo através da Credjuris, fato este que tem contribuído na hora de analisar e julgar os processos de cooperativas, diferente de outros estados, onde o cooperativismo não é tão difundido e conhecido pelo poder judiciário, como no Paraná”, lembrou. O presidente do Sistema Ocepar fez questão de agradecer e enaltecer o apoio do desembargador e dirigente cooperativista Paulo Habith para a realização deste evento dentro do TJPR. “Com certeza, este evento só está acontecendo graças ao empenho e esforço pessoal do desembargador Paulo Habith, que sempre trabalhou para a aproximação do setor cooperativista com o poder judiciário, estreitando ainda mais o relacionamento com o TJ, que já vinha ocorrendo por meio da Credijuris”, frisou Koslovski.

Credjuris - Já o presidente do TJPR, destacou que a criação da Credjuris – cooperativa de crédito de juízes e promotores que tem entre os seus fundadores o desembargador Paulo Habith –, representa um marco para a integração do cooperativismo com o judiciário. “Ficamos felizes em saber que o setor cooperativista funciona de forma a proporcionar que todos tenham acesso aos seus serviços. É como se fosse uma família, que olha para o bem-estar de cada um e do próximo”, afirmou Paulo Vasconcelos. “O Paulo Habith é um guerreiro aqui dentro, sempre pensando na melhoria dos serviços prestados e a ideia de criar cooperativa foi muito boa. Parabéns pelo empenho em fazer do cooperativismo uma opção de vida para as pessoas. Eu e todos os demais desembargadores aqui procuramos conscientizar os demais a participar da cooperativa e trazer mais pessoas para o setor. Queremos divulgar mais este belo sistema”, acrescentou.  

Presenças – Participaram ainda da abertura do Fórum, os desembargadores Paulo Habith, Carvilio da Silveira Filho, Robson Marcos Curi e Dulce Maria Cecconi, primeira vice-presidente do TJPR. De manhã, o evento prosseguiu com visita ao museu do Tribunal de Justiça.

Câmaras de Julgamento – À tarde, haverá uma palestra do desembargador Paulo Habith. Ele fará uma apresentação sobre como funcionam as Câmaras de Julgamento do TJPR, que serão visitadas na sequência.

Escola de Magistratura – O Fórum continua nesta sexta-feira (27/09),com atividades na Escola de Magistratura do Paraná, das 9h às 13h, e presença dos integrantes das quatro turmas do Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas. O desembargador Carvilio da Silveira Filho ministra a primeira palestra com o tema “Poder judiciário brasileiro – sua estrutura”. Haverá ainda a explanação do desembargador Jurandyr Souza Júnior sobre atos cooperativos, com enfoque para o enfrentamento pelo poder judiciário.

Mestrado - Já o pró-reitor acadêmico da PUCPR, professor Eduardo Damião da Silva, tratará de estratégias corporativas e fornecerá informações sobre o mestrado profissional em cooperativismo que a entidade vai iniciar no ano que vem, em parceria com o Sistema Ocepar.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias