Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SEBRAE: PR é segundo estado que mais gera empregos nas pequenas empresas

 

 

cabecalho informe

SEBRAE: PR é segundo estado que mais gera empregos nas pequenas empresas

sebrae 2 04 10 2013Uma boa notícia para os paranaenses às vésperas do Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas, comemorado neste sábado (05/10), em todo o País. O Paraná ficou em segundo lugar no ranking nacional de geração de empregos em micro e pequenas empresas. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foram analisados pelo Sebrae Nacional. De um total de 12.259 mil novos postos de trabalho no Estado, 92%, ou seja 11.307, foram criados por pequenos negócios. À frente do Paraná aparece São Paulo, líder com a contratação líquida de empregos pelas micro e pequenas empresas, registrando, em agosto, saldo de 43.860 mil postos de trabalho. Rio de Janeiro assume o terceiro lugar, seguido pelo Rio Grande do Sul.

Serviços - O estudo aponta ainda, entre os pequenos negócios, o setor de serviços como líder das contratações no Estado, com saldo líquido de 3.789 postos de trabalho, o que significa 33% do total de empregos gerados pelos pequenos negócios. Em segundo lugar, aparece o comércio, com 3.598 vagas, seguido pela indústria de transformação, com 2.595 mil novas vagas, e pela construção civil, responsável por 1.102 postos de trabalho. É possível notar também que houve incremento de 17% geração de empregos por meio das micro e pequenas empresas instaladas no Paraná, na comparação entre agosto deste ano com o mesmo período do ano passado, quando foram abertas 9.620 novos postos de trabalho.

Força - 5 de outubro é o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. A data foi instituída simbolicamente, em comemoração ao início da vigência do primeiro Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, em 5 de outubro de 1999. Desde 2006, vigora no País um novo Estatuto, também conhecido como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. “Os empregos gerados pelos pequenos negócios em agosto e em todos os meses do ano mostram a força do empreendedorismo”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta. Para ele, as micro e pequenas empresas têm papel estratégico no desenvolvimento econômico e social dos municípios, estados e do País.

Movimentação  - “Os pequenos negócios são um dos segmentos que mais movimentam a economia. Respondem em média por 60% to total de empregos com carteira assinada, geram renda e dão dinamismo às cidades. O empreendedorismo também está fortemente presente no campo, com agroindústrias cada vez mais profissionalizadas", destaca Tioqueta.

Exemplo - A empresa MD Foods, instalada em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, foi um dos negócios paranaenses que ajudou a incrementar os números da geração de empregos nas micros e pequenas empresas ao longo de 2013.  Somente neste ano, conforme conta a empresária Eclair Medeiros, foram abertos quatro novos postos de trabalho e a expectativa para 2014 é de abrir novas oportunidades.

Atendimento - A produção da MD Foods atende as redes supermercadistas do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “Queremos expandir nossa atuação para São Paulo. Não descartamos a possibilidade de contratar mais funcionários no próximo ano, bem como adquirir novos equipamentos”, projeta Eclair, que formalizou a empresa há três anos, de olho na possibilidade de explorar um novo nicho.

Brasil - No âmbito nacional, os pequenos negócios garantiram em agosto saldo positivo de criação de emprego em todo o País. Eles foram responsáveis por praticamente 100% dos postos de trabalho criados. Ao contrário das médias e grandes empresas, que cortaram 2,4 mil vagas no mês, os pequenos negócios geraram 127,4 mil empregos, um aumento expressivo de 128% sobre o volume registrado em julho deste ano. Em relação a agosto de 2012, o aumento superou 31%.

Expectativa - Com esses resultados, a expectativa é de que os empreendimentos de pequeno porte fechem este ano com um impacto na geração de empregos bem superior às médias das grandes empresas. Isso porque, desde novembro de 2012, os pequenos negócios estão à frente da geração de empregos formais em todo o País.

Sobre o Sebrae/PR - O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada nos anos 1970 para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, seis regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em desenvolvimento de empreendedores; impulso a empresas avançadas; competitividade setorial; promoção de ambiente favorável para os negócios; tecnologia e inovação; acesso ao crédito; acesso ao mercado; parcerias internacionais; redes de cooperação; e formação de líderes.   (Assessoria de Imprensa do Sebrae/PR)

 

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias