cabecalho informe

SESCOOP: Banca julgadora do Prêmio Excelência de Gestão define vencedoras

sescoop 07 10 2013Na última quinta-feira (03/10), os integrantes da banca julgadora do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão estiveram reunidos para analisar as iniciativas desenvolvidas pelas cooperativas brasileiras na profissionalização do negócio, e apontar as cooperativas vencedoras desta primeira edição. No dia 19 de novembro, elas serão conhecidas – e reconhecidas – em uma cerimônia de entrega do Prêmio, que será realizada em Brasília (DF), com a presença de diversas autoridades e lideranças do setor.

Membros - Composta por cinco membros, de variadas instituições, a banca é a instância final da premiação. “Antes de chegar até aqui, as cooperativas inscritas passaram por um longo processo, incluindo visitas in loco e avaliação dos resultados pelo Comitê Gestor”, informa a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Susan Miyashita Vilela. São integrantes da Banca: André Luis da Silva Dantas, representante do Sebrae Nacional; Jairo Martins da Silva, superintendente da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ); Ronaldo Vieira da Silva, representante do Banco Central do Brasil; Roberto Rodrigues, Embaixador da FAO/ONU e Marcos Vasconcelos, professor da Fundação Getúlio Vargas  (FGV).

Caminho certo - Em depoimento ao final dos trabalhos, o superintendente da FNQ (entidade parceira na construção do Prêmio), Jairo Martins, declarou que o sistema cooperativista está no caminho certo. “Para que uma organização responda bem a todas as mudanças de cenário que vemos no mercado, ela precisa ter uma gestão estruturada e sistêmica, assim como propõe o Sescoop com o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Sem dúvida, o PDGC é uma ferramenta de extrema importância pra que o setor melhore cada vez mais a sua gestão. E o prêmio traz um fator motivacional, de valorização do que já tem sido feito nesse sentido”, disse Martins em nome de todos os integrantes da banca julgadora.

Ação inovadora - O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é uma ação inovadora do Sistema OCB e está sendo realizado pela primeira vez este ano. O objetivo é valorizar e reconhecer boas práticas de gestão e governança, incentivando, cada vez mais, o crescimento e o investimento no profissionalismo das cooperativas brasileiras. Tanto é que, para concorrer ao Prêmio, a cooperativa deve primeiramente aderir ao PDGC.  “O Sescoop é uma entidade que foi criada com os fins e os objetivos muito claros, de capacitar, de formar melhor a nossa gente. Pensando nisso, criamos o PDGC. Trata-se de um caminho para que as cooperativas possam alcançar a excelência em gestão, ponto que hoje é determinante para que elas se firmem em um mercado cada vez mais competitivo”, afirma o presidente da instituição, Márcio Lopes de Freitas.

Base - Segundo o dirigente, a participação da base é fundamental para o sucesso do processo. “Nosso trabalho, nesse sentido, é sensibilizar a todos sobre a importância de se investir constantemente na profissionalização dos negócios. Tenho certeza de que o programa vai contribuir para que milhões de pessoas no Brasil tenham uma condição melhor por meio das suas cooperativas – de serem reconhecidas e terem seus produtos e serviços aceitos no mercado”, declara.

Resultados - Sobre os resultados que a premiação deve trazer, Freitas acrescenta: “O que eu espero é ver os milhões de associados das cooperativas brasileiras com uma qualidade de vida melhor, uma renda mais adequada, enfim, mais felizes e fazendo crescer o movimento cooperativista no Brasil”. (Informe OCB)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias