Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias EXPEDIÇÃO SAFRA: Colheita tem ritmo intenso nos EUA

 

 

cabecalho informe

EXPEDIÇÃO SAFRA: Colheita tem ritmo intenso nos EUA

expedicao safra 10 10 2013A colheita da safra de grãos norte-americana avança em ritmo acelerado para que os agricultores tentem driblar o risco de problemas na produtividade. Alguns produtores chegam a trabalhar 14 horas por dia dentro das colheitadeiras para adiantar o trabalho nas lavouras. O diagnóstico foi feito pela equipe da Expedição Safra 2013/14 que percorre durante esta semana 1 mil quilômetros pelo Corn Belt, o cinturão de grãos do país.

Efeito - O efeito do avanço das máquinas ainda não pode ser mensurado de forma precisa, já que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) não está divulgado os relatórios mensais. A interrupção se deve a paralisação das atividades federais, graças ao impasse político na aprovação do orçamento norte-americano. Mesmo assim, há casos de produtores com até 50% da área colhida, o que representa um avanço de 30 pontos porcentuais em 10 dias. Quem está nessa condição prevê que a colheita poderá ser concluída já na próxima semana.

Recuperação - Na maioria das lavouras o cenário é de recuperação após a quebra da safra 2012/13, quando a falta de chuvas comprometeu o desempenho da colheita norte-americana. Em Eureka, na região central de Illinois, o relato dos agricultores é de que o milho terá ganho de produtividade, com desempenho entre os cinco melhores da história. Próximo dali, na cidade de Bloomington, o impacto da seca foi maior na última safra, mas os agricultores acreditam em uma retomada neste ciclo. (Gazeta do Povo)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias