cabecalho informe

PORTAS ABERTAS: Sistema OCB lança novo canal de aproximação com lideranças cooperativistas

portas abertas 11 10 2013Prestar contas das atividades realizadas pelo Sistema OCB com o objetivo de desenvolver o cooperativismo brasileiro, aproximando as cooperativas do dia-a-dia da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop). Este é o principal objetivo do projeto “Portas Abertas”, novo canal de aproximação de lideranças cooperativistas de todo o país com a realidade do trabalho sistêmico desenvolvido pelas três entidades nacionais de defesa do cooperativismo em Brasília (DF).

Piloto - Na turma-piloto do “Portas Abertas”, a equipe do Sistema OCB recebeu nesta quarta-feira (09/10) um grupo 22 diretores e gerentes de cooperativas de crédito de Minas Gerais, que tiveram a oportunidade de estar em contato com as gerentes-gerais da OCB, Tânia Zanella, e do Sescoop, Karla Tadeu, para ouvir os principais desafios da atuação das entidades no seu papel de representação política e institucional (OCB); de educação cooperativista, promoção social e monitoramento (Sescoop); e de representação sindical (CNCoop).

Ações específicas - Durante a apresentação institucional do Sistema OCB, também foram abordadas todas as ações desenvolvidas especificamente ao Ramo Crédito, com enfoque na importância da atuação do Conselho Consultivo do Ramo Crédito (Ceco/OCB) e das novidades referentes ao Curso de Formação de Conselheiros do Cooperativismo de Crédito (Formacred), programa desenvolvido pelo Sescoop. Também foram lembradas, no encontro, as últimas grandes vitórias conquistadas pelo Sistema OCB no Congresso Nacional e no Poder Executivo, como a regulamentação do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) e a aprovação da Medida Provisória (MPV) 619/2013, que trata, dentre outros assuntos, do Fundo Garantidor de Crédito para Cooperativas (FGCoop).

Visita institucional - Além disso, o grupo realizou visita institucional ao Congresso Nacional e ao Banco Central, onde puderam entender mais profundamente como tramitam as proposições e os normativos que afetam o cooperativismo de crédito brasileiro. No Banco Central, as cooperativas mineiras foram recebidas pelo seu secretário-executivo, Geraldo Magela, que demonstrou o seu entusiasmo com o cooperativismo de crédito brasileiro, tendo em vista o “alcance do patamar de dois dígitos na participação no Sistema Financeiro Nacional (SFN)”. Atualmente, o cooperativismo de crédito corresponde a 2,1% do mercado financeiro do país.  

Proximidade entre projetos - Durante a semana, o grupo de cooperativas mineiras que participou do projeto “Portas Abertas” já estava em Brasília para participar de atividades referentes ao “Prêmio Sescoop Excelência de Gestão”, que está sendo realizado entre esta quinta e sexta-feira (10 e 11/9) na sede do Sistema OCB. A perspectiva é que a dobradinha entre os dois projetos aconteça mais vezes : outros 6 grupos de lideranças cooperativistas estarão em Brasília neste ano para participar do workshop de melhorias do “Prêmio Sescoop Excelência de Gestão”, tendo, também, a oportunidade de participar do “Portas Abertas”. (Informe OCB)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias