Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias AGRÁRIA: Delegação de Rastatt visita coirmã e participa da Festa da Cevada 2013

 

 

cabecalho informe

AGRÁRIA: Delegação de Rastatt visita coirmã e participa da Festa da Cevada 2013

agraria 11 10 2013Uma delegação de 30 pessoas da cidade alemã de Rastatt, chefiada pelo prefeito Hans Jürgen Pütsch, cumpre programação de visitas na coirmã Guarapuava, durante todo dia desta quinta-feira (10/10). Acompanhado pelo presidente da Agrária, Jorge Karl, o grupo foi recepcionado pelo prefeito Cesar Silvestri Filho, no Paço Municipal, pela manhã. Na sequência, seguiram para a Câmara de Vereadores. O Salto São Francisco e o Parque das Araucárias foram posteriormente visitados, na presença do vice-presidente da Agrária, Paul Illich.

Chegada - A chegada da comitiva a Entre Rios ocorreu na última quarta-feira (09/10). Durante o final de semana, os integrantes da delegação participam da extensa programação da Festa da Cevada 2013. O início do evento está previsto para as 19h30 desta sexta-feira (11/10), com as apresentações dos grupos da Fundação Cultural Suábio-Brasileira, no Centro Cultural Mathias Leh, na Colônia Vitória. Na ocasião haverá o ato oficial alusivo aos 25 anos da assinatura do termo de adoção, que tornou Entre Rios/Guarapuava e Rastatt cidades coirmãs.

Acordo - O acordo firmado em 1988 tinha por objetivo estreitar o relacionamento entre ambas as cidades, assim como entre Rastatt e o distrito de Entre Rios, no sentido de fomentar o intercâmbio cultural, econômico e científico. A presença de Pütsch e toda a delegação é uma retribuição à visita do diretor Jorge Karl e do prefeito Cesar Filho à cidade do estado de Baden-Württemberg, em julho passado.

Instalações - Nesta sexta-feira (11/10), a delegação visitará instalações da Agrária, a Fapa (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), o Museu Histórico de Entre Rios, além de projetos sociais desenvolvidos no distrito. No sábado, o grupo está convidado a participar das demais atrações da Festa da Cevada 2013. Pela manhã ocorrerá a procissão à Capela Maria, situada no centro das cinco colônias de Entre Rios.

Atividades típicas - À noite, a partir das 20h, ocorre jantar e baile típicos, promovidos pela Associação Esportiva Danúbio, no Centro Catequético São José Operário, na Colônia Vitória. No evento será servida a típica carne suína no disco e, depois da apresentação do Grupo Folclórico Adulto da Fundação Cultural Suábio-Brasileira, o baile fica por conta da banda Original Donauschwaben Musikanten.

Encerramento - A Festa da Cevada se encerra no domingo, dia 13, com o almoço típico, no qual serão servidos gulasch e estrogonofe, no Colégio Imperatriz Dona Leopoldina – promovido pela Comunidade Luterana da colônia Cachoeira. Durante todo o evento, o Museu Histórico de Entre Rios estará aberto em horários diferenciados. Na sexta-feira, as visitações poderão ser realizadas das 8h às 12h e das 13h às 17h; e no sábado e domingo das 13h às 16h. O ingresso custa R$ 5,00. (Imprensa Agrária)

 

Festa da cevada

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias