cabecalho informe

SEBRAE/PR: Compra Curitiba será lançado nesta terça-feira, dia 15

Será lançado nesta terça-feira (15/10), às 8h30 da manhã, no auditório do Sebrae/PR, o Compra Curitiba, um programa que estimula a participação de micro e pequenas empresas em processos licitatórios e de compras públicas. Cento e vinte empresas governamentais e órgãos públicos, que aplicam o processo de concorrência na aquisição de suas compras, foram convidadas para participar do evento de apresentação do Programa, que é uma realização do Sebrae/PR, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Agência Curitiba e Prefeitura de Curitiba.

Programa - O lançamento faz parte das ações do Programa Compra Paraná, metodologia criada para proporcionar tratamento diferenciado para os pequenos negócios, capacitar e preparar as empresas para esse mercado, informar as empresas interessadas, sobre as notícias de editais e licitações, e preparar compradores para o tratamento diferenciado aos pequenos negócios, além de colocar em prática a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa – legislação que institui menos impostos, menos burocracia, novos mercados e acesso ao crédito e à inovação para os pequenos negócios.

Cidades - Além de Curitiba, o Compra Paraná beneficia outras 13 cidades, selecionadas conforme critérios pré-estabelecidos, como explica o consultor do Sebrae/PR, Vinicius Milani. “Foram escolhidos os municípios que participam do Programa Cidade Empreendedora e que possuem alta densidade empresarial e institucional, além de possuírem Comitês da Lei Geral implantados e funcionando”, detalha.

Vantagens - A Lei Geral garante vantagens para que pequenos negócios tenham mais chances de participar, com êxito, de licitações. Entre os benefícios estão compras exclusivas de pequenos negócios em licitações de até R$ 80 mil, vantagens para os pequenos negócios quando a proposta for igual ou até 10% superior às demais empresas concorrentes e subcontratação de micro e pequenas empresas em até 30% com possibilidade de pagamento direto para os pequenos negócios. “Os processos de licitação colocam no mesmo patamar os pequenos e os grandes negócios, o que significa dizer que as médias e grandes empresas têm mais chance de vencer concorrências. O que estamos promovendo com o Compra Paraná é o tratamento diferenciado que a Lei Geral determina”, defende o consultor do Sebrae/PR.

Fases - O Compra Curitiba será dividido em três partes. O consultor do Sebrae/PR, Vinicius Milani, explica que a primeira delas busca identificar o perfil dos compradores. “Após o evento de lançamento será aplicado um questionário para recolher dados sobre o que, quando e a quantidade que as empresas e órgãos públicos estão comprando. Os dados serão usados para um levantamento que vai nortear as ações de qualificação das  micro e pequenas empresas. Alem da pesquisa com a empresas governamentais, também será realizada pesquisa nas 14 cidades para compreender o quanto as micro e pequenas empresas estão atentas às oportunidades geradas pelas compras do três entes governamentais, o que fazem para participar desse mercado e que dificuldades  encontram para ter mais sucesso”, detalha.

Outras etapas - A segunda etapa visa preparar os compradores para atender o que exige a legislação. “Vamos oferecer um treinamento para as empresas que compram se adequarem à Lei Geral, que exige tratamento diferenciado e simplificado aos pequenos negócios.” A última fase busca qualificar as micro e pequenas empresas para aproveitarem as chances geradas pela nova legislação. “São poucos os empreendedores que se arriscam no mercado de licitações. Vamos potencializar os fornecedores”, justifica Milani.

Sobre o Sebrae/PR - O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada nos anos 1970 para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, seis regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em desenvolvimento de empreendedores; impulso a empresas avançadas; competitividade setorial; promoção de ambiente favorável para os negócios; tecnologia e inovação; acesso ao crédito; acesso ao mercado; parcerias internacionais; redes de cooperação; e formação de líderes. (Assessoria de Imprensa do Sebrae/PR)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias