Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias PRIMATO: 2° Jantar Harmonizado teve produtos regionais no cardápio

 

 

cabecalho informe

PRIMATO: 2° Jantar Harmonizado teve produtos regionais no cardápio

A Adega Primato, em parceria com a Vinícola Dezem, realizou, no dia 27 de março, no Restaurante Primato, o 2° Jantar Harmonizado. A noite enogastronômica contou com um menu de degustação elaborado pelo gastrônomo da Primato, Raphael Ligabue, combinado com vinhos, que teve a consultoria do enólogo da Dezem, Fernando Tizziani. Que além de explicar sobre a harmonização dos vinhos, falou sobre a história da Vinícola Dezem, suas variedades de vinhos e processos de produção e armazenamento. Como a Vinícola Dezem tem sede em Toledo, o gastrônomo da Primato, Raphael Ligabue, apresentou um cardápio inspirado em produtos regionais, como a tilápia e suínos.

Entrada - O Jantar Harmonizado teve início com um couvert com mini pães artesanais da padaria Primato, queijos diferenciados da Rotisseria Primato, manteiga aromatizada e azeite, harmonizando com vinho Magne Malvasia 2009. Na entrada foi servido um prato leve, mini-horta a base de legumes com espuma de mandioquinha e terra de cogumelos, harmonizando com o vinho Atmo Chardonnay Cuveé, para dar uma doçura e equilíbrio ao prato.

Prato principal- O primeiro prato principal a ser servido foi tilápia ao leite de tigre, risoto de castanhas e sagu de maça verde harmonizado com Magne Rosé 2013. “Tiramos a parte alta do file da tilápia e preservamos as escamas, pois quando devidamente preparadas possuem um sabor marcante e textura crocante, agregando valor ao prato. O leite de tigre é um molho tipicamente peruano, é a base do ceviche prato que leva a bandeira do país, sua acidez é elevada para balancear com a tilápia e equilibrar o sabor do risoto. O sagu de maçã verde teve o objetivo de dar um toque levemente doce ao prato e dar um aspecto visual, imitando as ovas do peixe”, explicou o gastrônomo da Primato, Raphael Ligabue.

Segundo - O ravioli carbonara, ar de parmesão e crocante de queijo harmonizado com Atmo Merlot 2005 (decanter), foi o segundo prato principal do menu, sendo um prato monocrômico, mostrando que pode ser feito um prato saboroso e atraente sem ser colorido. Para finalizar os pratos do menu de degustação, o terceiro prato teve barriga de suíno com molho Demi glace, nhoque de banana da terra e picles de beterraba harmonizado com Extrus Tannat 2012. “Em homenagem a nossa cidade conhecida nacionalmente como a capital do suíno e por termos grandes produtores de suínos em toda a região Oeste do Paraná, escolhi um prato com suíno como forma de valorizar essa matéria prima que temos em abundância na região”, afirmou Ligabue.

Sobremesa - A sobremesa de torta de queijo coalho, compota de goiaba ao vinho e sorvete de goiabada finalizou o jantar harmonizado. O gastrônomo teve como ideia ao elaborar essa sobremesa, fazer uma releitura da sobremesa Romeu e Julieta que utiliza queijo com goiabada, porém diferenciando com o sorvete de goiabada feito artesanalmente de forma manual e natural, sem utilizar conservantes, estabilizantes e adição de gordura.

Agradecimento - O gastrônomo da Primato, Raphael Ligabue agradeceu a todos que participaram do 2° Jantar Harmonizado e aos que auxiliaram na elaboração dos pratos, em especial a sub-chefe, Marli Dalposso. “Pretendemos realizar mensalmente o jantar harmonizado, para que os participantes possam saborear pratos diferenciados e bem elaborados harmonizados com vinhos”, comentou Ligabue. (Imprensa Primato)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias