Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias CERCAR: PCH Moinho será inaugurada em junho

 

 

cabecalho informe

CERCAR: PCH Moinho será inaugurada em junho

cercar 01 04 2014A Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Econômico de Marechal Cândido Rondon (Cercar) deve começar no mês de junho a geração de energia na sua pequena central hidrelétrica (PCH) Moinho. Concluída a construção da usina, situada no Rio Iguaçu, no distrito de Novo Três Passos, no Oeste do Estado, a PCH Moinho terá capacidade para produzir 4 mil KVA, energia que será repassada ao sistema elétrico nacional, para que seja feita a distribuição. Para viabilizar o empreendimento, foi necessário um investimento de R$ 21 milhões, sendo que parte do montante foi financiado junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a outra parte são recursos próprios da cooperativa.

Energia própria- “Temos pressa em inaugurar, porque o dinheiro já foi gasto”, brinca o  presidente da Cercar, Alcino Biesdorf, ao lembrar que a construção iniciou em novembro de 2012 e que o cronograma de obras seguiu conforme o esperado. “No seu pico de trabalho, a Usina contou com aproximadamente 100 funcionários, divididos entre as diversas empresas executoras da obra. Foram meses de trabalho intenso”, frisa Biesdorf.

Atendimento ao cooperado- Com 41 anos de existência e 1800 cooperados, a Cercar decidiu investir na construção de uma usina para reafirmar sua preocupação fundamental com o atendimento ao cooperado. “Somos uma cooperativa de eletrificação, mas hoje não temos matéria-prima própria. Precisamos comprar energia, a exemplo das demais cooperativas elétricas. Mas, se tivermos geração própria, ao menos uma parte dela, pois a produção da PCH ainda não será suficiente para atender todo o consumo dos nossos usuários, isso já ajuda”, conclui o dirigente.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias