Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FORMAÇÃO INTERNACIONAL: Brasileiros são recebidos na Aliança das Cooperativas Italianas

 

 

cabecalho informe

FORMAÇÃO INTERNACIONAL: Brasileiros são recebidos na Aliança das Cooperativas Italianas

A Legacoop – Aliança das Cooperativas Italianas foi o primeiro local visitado pelo grupo de 27 integrantes da quinta turma do Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas, que está em missão de estudos na Europa. Eles foram recebidos, nesta segunda-feira (31/03), em Roma, pelo diretor geral da Legacoop Agroalimentare, Giuseppe Psicopo, que estava acompanhado de Antonello Ciambriello e Giana Perra, ambos da área de relações internacionais da Confcooperative. A Legacoop é uma das três centrais que representam o sistema cooperativo na Itália. Juntas, elas respondem por 90% da movimentação econômica do cooperativismo italiano, com montante total em torno de 147 bilhões de euros e cerca de 1,3 milhão de funcionários. “A novidade é o trabalho de fusão que está em andamento, visando criar apenas uma central que contemple todos os ramos do cooperativismo. O senhor Giuseppe representa essa nova aliança”, conta o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, João Gogola Neto.

Histórico - Ainda de acordo com ele, na Legacoop houve uma apresentação sobre o histórico do cooperativismo da Itália, com destaque para a evolução no período pós-guerra. “Algo que vem se desatando no cooperativismo italiano é a constituição de cooperativas para geração de energia, inclusive com linha de crédito específica para esta atividade e garantia de compra da energia gerada pelo governo”, relata ainda Gogola. Na Itália, as cooperativas possuem isenção de impostos sobre o valor destinado a fundos indivisíveis visando à capitalização do sistema e para garantir que este valor fique à disposição da sociedade.

Crédito – Na parte da tarde, os cooperativistas brasileiros estiveram com representantes da Federcasse, onde conheceram o sistema de crédito cooperativo italiano. Os trabalhos foram coordenados pelo diretor da entidade, Carlo Barbieri. Na oportunidade, ele manifestou interesse em, no futuro, estabelecer um trabalho conjunto com as cooperativas de crédito do Brasil. “Um dos destaques do cooperativismo de crédito italiano é o fundo mútuo para garantia de depósitos dos associados, que traz solidez e segurança para suas operações”, salienta Gogola.

Universidade - Nesta terça-feira (01/04), a quinta turma da formação internacional visita a Universidade de Bologna, onde haverá uma apresentação sobre o panorama econômico da Itália e da comunidade econômica europeia, com a professora Vera Negri. O grupo visita ainda a sede do grupo Unipol. Os brasileiros ficam na Itália até sábado. Depois, eles seguem para a Alemanha e Holanda, onde terão contato com representantes de outras universidades, cooperativas, bancos, entre outras organizações que atuam ou tem ligação como setor cooperativista. A missão termina no dia 12 de abril.

Grupo – Entre os 27 integrantes da quinta turma do Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas estão lideranças do cooperativismo paranaense que atuam nos ramos agropecuário e de crédito. O Sistema Ocepar está representado por João Gogola Neto e Devair Mem. Também fazem parte do grupo a gerente geral da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tânia Zanella, e profissionais do Sebrae/PR.

Programa Internacional- O Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas é uma iniciativa do Sistema Ocepar em parceria com o Sebrae, que visa proporcionar uma visão internacional de negócios a lideranças das cooperativas paranaenses. Desde 2009, contempla a abertura de uma turma por ano, sendo que o quinto grupo iniciou a capacitação em julho de 2013. A formação é dividida em cinco módulos, com etapas que incluem atividades em Curitiba e Brasília, além de missões de estudo em países do continente europeu, norte-americano, sul-americano, asiático e da Oceania. No ano passado, a quinta turma esteve na Argentina.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias