Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias EXPOLONDRINA III: Enfoque deve ser relacional

 

 

cabecalho informe

EXPOLONDRINA III: Enfoque deve ser relacional

Para Marilene Iamauti, diretora de Assuntos Corporativos da Dow Agrosciences, "a comunicação é importante para transformar a transferência de tecnologia em histórias de sucesso". Ela reforçou que o produtor deve estar no centro da comunicação: "É preciso contar a história dele, que ainda é pouco ouvido e muitas vezes tem sua visão distorcida pelos meios de comunicação". A chefe da secretaria de Comunicação da Embrapa, Gilceana Galerani, observou que a comunicação eficiente passa pelos gestores das instituições, academia, pelos diferentes públicos e pelos profissionais de comunicação. "Acabou a era da divulgação, o enfoque, hoje, deve ser relacional", resumiu. A consultora Marlene Marchiori, professora e pesquisadora da UEL, completou: "A empresa ou instituição deve deixar de ser emissora para ser receptora". Para ela, a comunicação sustentável engloba diferentes entendimentos e mobilidade para ampliar a relação com os diferentes públicos.

Esalq - Luiz Gustavo Nussio, diretor da Esalq/USP, comparou as transferências de informação e de competência. "Hoje, o produtor fica sabendo mais rápido das novidades, o que gera uma ansiedade. Às vezes ele sabe mas não consegue colocar em prática. Em contrapartida, a transferência de competência envolve a capacidade de sensibilizar o indivíduo", disse. Ele ressaltou que o dia de campo ainda é a forma mais eficaz de levar informação ao produtor. "Faz com que o indivíduo tenha aquela ideia como sua." Nussio acredita que treinar a comunicação nas universidades é fundamental para os pesquisadores aprenderem a oferecer conhecimento à sociedade. Para Milena Serro, do setor de Comunicação e Marketing Institucional da Ibá Indústria Brasileira de Árvores, "importante é entender do ser humano e saber como ele quer receber a informação". Já Luiz Silveira, gerente de Relacionamento com Imprensa da Monsanto, sugeriu novas formas de fazer jornalismo. "É preciso se antecipar e usar outras estratégias de comunicação." (Folha de Londrina)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

icone prcoop icone instagram icone facebook icone twitter icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco

Últimas Notícias