Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias UNIMED LONDRINA: Cooperativa promove plantio de mais de 2 mil mudas de árvores na região Norte do PR

 

 

cabecalho informe

UNIMED LONDRINA: Cooperativa promove plantio de mais de 2 mil mudas de árvores na região Norte do PR

1unimed londrina 07 12 2021A Unimed Londrina realizou o plantio de simbólico de 2.444 mudas de árvores frutíferas no último dia 2 de dezembro no Ecovillas do Lago, em Sertanópolis, região Norte do Paraná. A ação fez parte do programa Bosque da Vida e visou neutralizar a emissão de gás carbônico produzido pela cooperativa por meio de gasto de energia elétrica, utilização de frota de carros, incineração de resíduos contaminantes etc.

Neutralização de CO2 - “O plantio, além de contribuir com o reflorestamento de áreas degradadas, teve o intuito de ajudar na neutralização de CO2 produzido pela cooperativa entre os anos de 2019 e 2020”, destaca Fabianne Piojetti, gerente de Sustentabilidade da Unimed Londrina.

Cálculo - Para definir o número exato de plantas para neutralizar a emissão de CO2, a Unimed Londrina utilizou uma calculadora desenvolvida pela Unimed do Brasil que mensura a quantidade necessária de mudas conforme os gastos e ações da cooperativa realizados dentro de um determinado período.

Pandemia - Piojetti ressalta que a pandemia do novo coronavírus foi um dos fatores agravantes para o aumento da emissão de poluentes nos últimos dois anos. “Apesar de ter limitado algumas ações presenciais, ao contrário do que se pensa, a pandemia impulsionou a nossa emissão de CO2. O aumento da incineração de resíduos no Pronto Atendimento (PA), por exemplo, intensificou a emissão de poluentes”, alerta.

Total - Com o acréscimo das mudas deste ano, o projeto soma 15.779 mudas plantadas desde o início das atividades em 2008. “As mudas foram obtidas junto ao Instituto Água e Terra (IAT) de Londrina”, comenta Fabianne.

Participação - O plantio simbólico contou com a participação de dez colaboradores voluntários, como explicou a analista de Sustentabilidade da Unimed Londrina, Aliny Marendaz. “Cada colaborador ficou responsável pelo plantio de algumas mudas e o restante ficou a cargo da equipe do Ecovillas”, complementa.

Responsabilidade ambiental - A secretária executiva da Unimed Londrina, Francilaine Tome Ferreira, foi uma das voluntárias no plantio. “O momento marca a responsabilidade que a cooperativa tem com a questão ambiental e nos alerta como cidadãos a buscar o equilíbrio para a sustentabilidade do meio ambiente”, avalia. (Imprensa Unimed Londrina)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias