Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FRÍSIA: Resultados de pesquisas agrícolas no Tocantins serão apresentados no 2º Show Tecnológico Cerrado

 

 

cabecalho informe

FRÍSIA: Resultados de pesquisas agrícolas no Tocantins serão apresentados no 2º Show Tecnológico Cerrado

frisia 25 01 2022Já são seis safras que a Frísia está presente no Tocantins, quando, em 2016, inaugurou o seu entreposto no município de Paraíso do Tocantins. E a evolução da produção agrícola da região poderá ser conferida no 2º Show Tecnológico Cerrado, que acontecerá no dia 3 de fevereiro, no Campo Demonstrativo Experimental, anexo ao entreposto. O evento é uma realização da cooperativa com a Fundação ABC, uma das principais instituições de pesquisa agropecuária do Brasil.

Expectativa - De acordo com o gerente de Negócios Agrícolas da Frísia, Marcelo Cavazotti, a estimativa é de um público de 500 pessoas e acontecerá em um ambiente aberto, seguindo todos os protocolos de segurança do Ministério da Saúde (detalhes abaixo). “O Show Tecnológico Cerrado será um evento técnico em que recebemos os nossos cooperados, mas ainda outros agricultores, profissionais do segmento e estudantes. Também vamos tratar de assuntos relacionados à pecuária de corte, um setor muito forte na região”.

Demanda - Atualmente, a cooperativa conta com 110 cooperados de 20 municípios de atuação no Tocantins. “Por ser uma região nova em agro, há demanda em todas as áreas, mas o maior desafio está em solo, muito solo virgem. Por isso, é fundamental pesquisa e investimento para a busca do potencial produtivo da planta. Temos focado em estudo em genética e adaptabilidade, assim sabemos a variedade certa, na hora certa e no lugar certo”.

Fundação ABC - Todos os coordenadores de pesquisa da Fundação ABC marcarão presença no evento. Cinco deles apresentarão resultados de trabalhos em estações pelo campo preparado para o evento, sendo eles: Senio José Prestes (manejo de doenças), Hélio Antônio Joris (seleção de genótipos de soja para a região do Tocantins), Gabriel Barth (Solos e Nutrição de Plantas) e uma dobradinha entre Richard Paglia de Mello e Elderson Ruthes, que apresentam a estratégia para o manejo da cigarrinha do milho. Já no auditório do evento, um dos palestrantes será Cláudio Kapp Junior, economista rural da Fundação ABC, que vai falar sobre gestão da propriedade e como a plataforma sigmaABC pode ajudar nisso.

Campo Demonstrativo Experimental - Há dois anos, no 1º Show Tecnológico Cerrado, a Frísia e a Fundação ABC inauguraram o Campo Demonstrativo Experimental, uma área de 14 hectares com faixas de soja, milho e sorgo e ensaios de longa duração de gesso e calcário. Nesse curto tempo, o local – no entreposto da Frísia – se tornou um ambiente de pesquisa para a produção agrícola da região, geradora de informação ao produtor e assistência técnica.

Testes - Já foram testados 57 tipos de produtos, entre herbicidas pré-emergentes, fungicidas para o controle das principais doenças e inoculantes para a cultura da soja. O campo é o endereço de dois ensaios de longa duração: um de comparativo de diferentes sistemas de produção e outro de avaliação de genótipos de gramíneas perenes para pastejo. Vale destacar também os ensaios de avaliação de genótipos, sendo que, só nesta safra, são testados 106 de soja, 50 de milho e 20 de sorgo.

Objetivo - “O objetivo é atender o produtor rural, apresentando os trabalhos e os resultados obtidos no campo experimental, mas também em outras regiões do Estado que tem atuação da Frísia”, explica Erica Lima, coordenadora do entreposto em Paraíso do Tocantins.

Empresas parceiras - Lima conta ainda que a segunda edição do Show Tecnológico Cerrado terá a participação das empresas parceiras da cooperativa, com um pátio de máquinas dos expositores e estandes com serviços como escritório de planejamento, de corretagem, de instituições financeiras, entre outros. “Vamos levar informação ao produtor rural e ao cooperado, e fomentar os melhores resultados, tanto na produtividade de soja, fertilidade de solo, quanto mecanização agrícola e mercado agropecuário”, destaca.

Evolução - O cooperado Rafael Staniszewski tem propriedade no município de Pium, localizada na região centro-oeste do Tocantins, e planta 700 hectares de soja e 350 de milho. “É uma oportunidade única de conhecermos novas tecnologias e trocar experiências do que vem dando certo. O evento só vem a somar, e muito, para nós, ainda mais em uma região de fronteira agrícola onde tudo é novo e dinâmico. É uma grande oportunidade”, afirma o cooperado.

Uniformidade - Marcelo Cavazotti conta que é a sexta safra realizada no Tocantins desde que a Frísia se instalou no Estado. “Esse histórico produtivo já mostra sinais claros de evolução do agro na região, com visível uniformidade nos talhões nas áreas que estão produzindo mais tempo”.

Produtividade - Como média dos cooperados da Frísia, a produtividade inicial de soja, em áreas recém-abertas, é entre 45 e 50 sacas. Já em áreas com maior histórico, ultrapassa-se 70 sacas por hectare. Com milho, na safrinha, vai de 70 a 100 sacas.

SERVIÇO

2º Show Tecnológico Cerrado

Data: 3 de fevereiro (quinta-feira)

Horário: 8h às 18h

Local: Entreposto de Grãos da Frísia Cooperativa Agroindustrial

           Rodovia TO 080, Km 45

           Fazenda Santa Maria

           Paraíso do Tocantins (TO)

Protocolos de saúde

I - É obrigatória a comprovação do esquema vacinal completo, mediante apresentação do documento de vacinação fornecido no momento da imunização ou do Certificado COVID obtido no aplicativo "CONECT SUS”, do Ministério da Saúde;

II - Respeito aos protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras.

Classificação etária: a idade mínima para a entrada no evento é de 15 (quinze) anos completos até a data de sua realização. Importante: será obrigatória a apresentação de documento oficial com foto emitido pelo governo brasileiro (RG, passaporte ou CNH originais) ou, no caso de estrangeiros, do passaporte original.

Os documentos deverão estar legíveis e em estado de conservação que permitam a identificação e a idade de seu portador.

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial - Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e Tocantins, em 2020 produziu 283 milhões de litros de leite, 832.765 toneladas de grãos e 28.063 toneladas de suínos, resultado do trabalho de 895 cooperados e 1.119 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos cinco anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br. (Imprensa Frísia)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias