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INFRAESTRUTURA: Portos do Paran√° devem receber cerca de R$ 2,3 bilh√Ķes em investimentos nos pr√≥ximos anos

infraestrutura 20 05 2022Os portos do Paran√° preveem receber, nos pr√≥ximos dois anos, cerca de R$ 2,3 bilh√Ķes em obras. Al√©m dos investimentos que chegam com a atra√ß√£o de novos neg√≥cios (cerca de R$ 1,61 bilh√£o), decorrentes de novos contratos de arrendamentos de √°reas, o Governo do Estado, atrav√©s da empresa p√ļblica que administra os terminais de Paranagu√° e Antonina, vai aplicar R$ 678 milh√Ķes at√© 2024.

Recordes - Essencial para o desenvolvimento do Brasil, gera√ß√£o de emprego e renda, a infraestrutura portu√°ria do Estado tem recebido investimentos recordes. De 2019 at√© 2021, foram aplicados mais de R$ 437 milh√Ķes nos portos paranaenses. Neste ano, as obras em andamento j√° somam R$ 77,67 milh√Ķes, em recursos pr√≥prios.

Execu√ß√£o - ‚ÄúGra√ßas ao compromisso do Governo do Estado, ao alto n√≠vel t√©cnico dos nossos funcion√°rios e ao trabalho incans√°vel da comunidade portu√°ria, alcan√ßamos um √≠ndice de mais de 76% na execu√ß√£o dos investimentos planejados‚ÄĚ, disse o diretor-presidente da Portos do Paran√°, Luiz Fernando Garcia da Silva.

Percentual - O percentual √© considerado o maior do Brasil, entre os portos p√ļblicos do Pa√≠s, segundo o governo federal.

Futuro - O investimento p√ļblico previsto para os projetos futuros vai modernizar ainda mais a estrutura. Entre eles, est√° o estudo de modelagem e a execu√ß√£o das obras de otimiza√ß√£o do Corredor de Exporta√ß√£o Leste do Porto de Paranagu√°, incluindo a constru√ß√£o (em duas etapas) do P√≠er em ‚ÄúT‚ÄĚ, com quatro novos ber√ßos para o escoamento dos gran√©is vegetais.

Projeto b√°sico - O projeto b√°sico j√° foi finalizado e prev√™ capacidade de embarque de 32 mil toneladas, por hora, em oito linhas integradas.

‚ÄúMoeg√£o‚ÄĚ - Tamb√©m do lado leste do cais, o ‚ÄúMoeg√£o‚ÄĚ vai centralizar as descargas ferrovi√°rias e receber at√© 180 vag√Ķes simult√Ęneos, em tr√™s linhas independentes e 11 terminais interligados.

Valor estimado - O investimento estimado para essa etapa √© de cerca de R$ 514 milh√Ķes, para a implanta√ß√£o das obras civis, eletromec√Ęnicas, ferrovi√°rias e rodovi√°rias de todo o complexo. Em recursos pr√≥prios, ser√£o quase R$ 500 milh√Ķes.

Pavimenta√ß√£o - A pavimenta√ß√£o da √°rea do antigo ‚ÄúSilinho‚ÄĚ, demolido neste ano, tamb√©m est√° em fase de licita√ß√£o. Ser√£o R$ 3,5 milh√Ķes em investimentos, em uma √°rea importante da faixa portu√°ria que passar√° a receber novas cargas.

Em andamento - A Portos do Paran√° segue, ainda, com os projetos de amplia√ß√£o da capacidade de recep√ß√£o de caminh√Ķes (R$ 90 milh√Ķes)

Projetos e termos de refer√™ncia - Outros R$ 52,35 milh√Ķes em investimentos est√£o previstos na elabora√ß√£o de projetos e termos de refer√™ncia, incluindo melhorias no cais e edif√≠cios do Porto de Paranagu√°, al√©m do acesso vi√°rio ao Porto de Antonina.

Dragagem - Tamb√©m seguem acontecendo as obras de dragagem continuada (R$ 403 milh√Ķes at√© 2023) e a derrocagem da Pedra Palangana (R$ 32,6 milh√Ķes).

Atração - Oportunidade de bons negócios e confiança dos investidores na gestão portuária do Estado têm atraído investimentos importantes do setor privado em Paranaguá e Antonina. Confira os principais, entre os que estão em andamento e os futuros.

Celulose - Depois de duas d√©cadas sem novos arrendamentos no Porto de Paranagu√°, em agosto de 2019, os governos do Paran√° e federal realizaram o leil√£o da √°rea PAR01, de 27.530 metros quadrados, para movimenta√ß√£o de celulose. Menos de dois anos depois, a Klabin, que arrematou o terminal, se prepara para o in√≠cio das opera√ß√Ķes.

Avan√ßadas - As obras come√ßaram em junho de 2021 e est√£o avan√ßadas. A expectativa √© que sejam conclu√≠das at√© o final deste ano. O investimento total √© de R$ 120 milh√Ķes.

Ve√≠culos - H√° um ano, a empresa Ascensus Gest√£o e Participa√ß√Ķes arrendou a √°rea PAR12, onde vai construir um novo terminal dedicado para a movimenta√ß√£o de ve√≠culos. Ser√£o cerca de R$ 22 milh√Ķes em obras e infraestrutura.

Leil√£o - Al√©m do investimento que ser√° ao longo dos pr√≥ximos 25 anos, o porto recebe os valores do lance dado em leil√£o: R$ 25 milh√Ķes. Isso porque o processo foi conduzido pela empresa p√ļblica, primeira autoridade portu√°ria do Pa√≠s a receber autonomia para administrar os contratos de explora√ß√£o de √°reas, em agosto de 2019.

Alvará - A Ascensus já obteve o alvará de construção do município e a licença prévia do Ibama. A empreiteira está contratada para a obra e aguarda a Licença de Instalação para iniciar as obras.

Carga geral - Em mar√ßo deste ano, o Paran√° licitou mais uma √°rea em preg√£o na Bolsa de Valores de S√£o Paulo (B3). A empresa FTS Participa√ß√Ķes Societ√°rias arrematou a PAR32 por R$ 30 milh√Ķes. A nova arrendat√°ria assume a √°rea com a obriga√ß√£o de investir o valor m√≠nimo de R$ 4,17 milh√Ķes ao longo de 10 anos, al√©m de efetuar os pagamentos mensais pela ocupa√ß√£o.

Gran√©is s√≥lidos de exporta√ß√£o - A nova estrutura de carregamento de gran√©is por esteiras transportadoras √© um investimento privado da Paran√° Opera√ß√Ķes Portu√°rias (Pasa). Na primeira fase da expans√£o, a empresa constr√≥i uma nova linha de embarque e pretende instalar um novo shiploader, para movimentar at√© 2,5 mil toneladas/hora.

Segunda fase - A segunda fase, prevista para o pr√≥ximo ano, inclui a edifica√ß√£o de um novo armaz√©m, com capacidade para 60 mil toneladas de a√ß√ļcar ou 45 mil toneladas de outros gran√©is s√≥lidos. No total, ser√£o R$ 117,7 milh√Ķes de investimentos que devem aumentar a capacidade do terminal, passando de 3,6 milh√Ķes de toneladas/ano, para 6,7 milh√Ķes de toneladas/ano.

Gr√£os e farelo - A Coamo investiu R$ 200 milh√Ķes na constru√ß√£o do Terminal Portu√°rio II, em Paranagu√°, para atender as exporta√ß√Ķes de gr√£os e farelos. Com tr√™s silos e um armaz√©m graneleiro, a estrutura tem capacidade total de armazenagem de 150 mil toneladas.

Estrutura - O terminal conta com cinco moegas, com capacidade operacional para recebimento de 1.380 toneladas/hora, e tombadores para caminh√Ķes que facilitam o fluxo da movimenta√ß√£o no corredor de exporta√ß√£o. Somados ao outro terminal existente, a cooperativa tem capacidade para embarque de at√© 7 mil toneladas/dia.

Antonina - O Porto Ponta do Félix (PPF) está construindo seis novos silos para cereais e um novo armazém para fertilizantes. A capacidade estática atual é de 270 mil toneladas, mas com os projetos de expansão em andamento vai superar 430 mil toneladas, após a conclusão das obras. (Agência Estadual de Notícias)

FOTO: Fl√°vio Berger / Fotoimagem

 

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