Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SAÚDE IV: Sala de situação vai monitorar varíola dos macacos no país

 

 

cabecalho informe

SAÚDE IV: Sala de situação vai monitorar varíola dos macacos no país

O Minist√©rio da Sa√ļde criou uma sala de situa√ß√£o para monitorar o cen√°rio da var√≠ola dos macacos - v√≠rus Monkeypox - no Brasil. A medida, anunciada pela pasta na noite de segunda-feira (23/05), tem como objetivo elaborar um plano de a√ß√£o para o rastreamento de casos suspeitos e na defini√ß√£o do diagn√≥stico cl√≠nico e laboratorial para a doen√ßa.

Sem notifica√ß√£o - "At√© o momento, n√£o h√° notifica√ß√£o de casos suspeitos da doen√ßa no pa√≠s. A pasta encaminhou aos estados um comunicado de risco sobre a patologia, com orienta√ß√Ķes aos profissionais de sa√ļde e informa√ß√Ķes dispon√≠veis at√© o momento sobre a doen√ßa‚ÄĚ, informou o Minist√©rio da Sa√ļde, em nota.

Monitoramento - A vigil√Ęncia de doen√ßas com potencial para emerg√™ncia em sa√ļde p√ļblica √© monitorada pelo Centro de Informa√ß√Ķes Estrat√©gicas em Vigil√Ęncia em Sa√ļde (Cievs Nacional), que atua de forma permanente, detectando informa√ß√Ķes 24 horas por dia.

Doença viral- A varíola dos macacos é uma doença viral endêmica no continente Africano, com transmissibilidade moderada entre humanos.

Desdobramentos - No √ļltimo s√°bado (21/05), o Minist√©rio da Ci√™ncia, Tecnologia e Inova√ß√Ķes constituiu, em car√°ter consultivo, uma C√Ęmara T√©cnica Tempor√°ria de pesquisa chamada C√Ęmara Pox MCTI, para acompanhar os desdobramentos cient√≠ficos sobre o v√≠rus Monkeypox, conhecido como var√≠ola dos macacos.

Necess√°ria - A medida de vigil√Ęncia cient√≠fica com consulta a especialistas √© necess√°ria, segundo o √≥rg√£o, diante de casos de infec√ß√£o registrados em pa√≠ses como Portugal, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos, em maio deste ano. (Ag√™ncia Brasil)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias

/* #### ANTIGA TAG DO GOOGLE ANALYTICS */