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INFRAESTRUTURA: Sistema Ocepar prestigia lançamento do edital de leilão da Nova Ferroeste

Na manhã desta terça-feira (22/06), o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, participou no Palácio Iguaçu, em Curitiba, da solenidade de lançamento do edital da Nova Ferroeste, que ficará disponível para consulta pública. No documento apresentado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior estão as regras do contrato que será levado à Bolsa de Valores no momento do leilão do projeto, previsto para o segundo semestre de 2022. O edital só será publicado oficialmente após a concessão do licenciamento ambiental. Participaram do evento representantes dos estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e o senador gaúcho, Luiz Carlos Heinze.

Projeto - O projeto prevê a construção de uma nova ferrovia ligando Dourados (MS) ao Porto de Paranaguá/Pontal do Paraná (PR).

Investimentos - O valor estimado é de R$ 10 bilhões, aproximadamente, o custo médio para a implantação da nova ferrovia e do novo ramal que juntos devem alcançar a extensão de 1.561 km de trilhos.

Trechos - A nova ferrovia será composta por dois trechos ferroviários: Trecho 1 - Guarapuava ao Porto de Paranaguá, no Paraná (concessão estadual). O artigo 21 da Constituição Federal diz que só é concessão federal os serviços que ultrapassam os limites estaduais ou liguem portos às fronteiras; Trecho 2 - Dourados, no Mato Grosso do Sul, a Guarapuava, no Paraná (a subconcessão federal deste segmento já é da Ferroeste).

Solução - Segundo Ricken, “este projeto interessa diretamente o sistema cooperativista paranaense, que realiza hoje o transporte da safra rumo ao Porto de Paranaguá, quase que exclusivamente por rodovias, que onera o custo de produção. Com a Nova Ferroeste, teremos opção ferroviária também, agilizando nossas exportações e reduzindo custos para produzir. Se na infraestrutura não tivermos as condições adequadas, ficamos fora do mercado. O Paraná está de parabéns por este arrojado projeto”, frisou.

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