Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SICREDI IGUAÇU: Cooperativismo de crédito cresce na Região Metropolitana de Campinas

 

 

cabecalho informe

SICREDI IGUAÇU: Cooperativismo de crédito cresce na Região Metropolitana de Campinas

Presente em várias cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), a Sicredi Iguaçu PR/SC/SP inaugurou, na última semana, sua terceira agência na cidade. Localizada na Rua Quatá, número 20, no bairro Jardim do Trevo, a nova unidade faz parte do processo de expansão da instituição no estado de São Paulo e comprova o crescimento dessa modalidade de negócio em todo o Brasil. Atualmente, o Sicredi tem mais de 6 milhões de associados e mais de 2,2 mil agências espalhadas pelo país.

Anuário - De acordo com dados divulgados no Anuário Coop 2022, o cooperativismo de crédito somou 763 cooperativas em 2021, juntas essas instituições englobam mais de 13,9 milhões de cooperados e geram 89 mil empregos diretos. Além disso, a importância do cooperativismo também pode ser vista nos indicadores financeiros do setor. Em 2021, as cooperativas somaram R$ 518 bilhões em ativos totais.

Contramão - Esses números mostram que as instituições financeiras cooperativas estão indo na contramão dos bancos tradicionais, que vêm diminuindo a rede física de atendimento. De acordo com levantamento do Banco Central do Brasil, a carteira de crédito das cooperativas registrou um crescimento de 35% em 2021 - correspondendo a 6,1% do Sistema Financeiro Nacional.

Diferenças - Basicamente, as instituições financeiras cooperativas funcionam como um banco, oferecendo todos os serviços, mas com importantes diferenças. Primeiro, porque são sociedades de pessoas e não de capital - como nas instituições financeiras tradicionais. E isso pode ser comprovado com a participação ativa dos associados (que nos bancos seriam os correntistas) na gestão do negócio, por meio das assembleias, e, também, nas sobras (que nos bancos seria o lucro).

Proximidade - Outros benefícios são a proximidade no relacionamento, já que a pessoa se torna associada e não apenas um mero cliente, e as taxas mais justas, já que as cooperativas de crédito não visam lucro. “O Sicredi trabalha de uma forma muito democrática. Todos os associados, independentemente do capital investido, têm direito a participar de assembleias e votar em estratégias que definem o futuro da cooperativa”, destaca Wellington Marsula, gerente da agência da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP, que atua na região de Campinas e também no interior do Paraná e de Santa Catarina. Ela é uma das mais de 110 cooperativas que integram o sistema Sicredi em todo Brasil.

Estratégia - Outra característica que faz parte da estratégia do negócio, que surgiu em 1902, é o impacto positivo gerado pelo Sicredi nas economias regionais. Isso acontece porque o dinheiro investido permanece na região em que aquela na cooperativa de crédito, gerando o chamado ciclo virtuoso. "Ou seja, o recurso permanece em Campinas possibilitando a abertura de novos negócios e fortalecendo a economia local", argumenta Marsula.

Inauguração - Desde que chegou à RMC, em 2017, a Sicredi Iguaçu PR/SC/SP inaugurou oito agências e possui também uma sede administrativa em Campinas para apoiar as agências do Estado. Entre 2020 e 2022 a cooperativa teve um aumento de 75% na quantidade de associados. Esse número é três vezes maior se comparado a 2019. Os recursos administrados e o patrimônio também vêm crescendo na mesma proporção.

Aniversário - “No mês em que Campinas completa 248 anos, temos a honra de abrir nossa terceira agência na cidade para seguirmos crescendo e ajudando no fortalecimento da região. Com uma área de mais de 300m², a nova unidade oferece todas as soluções financeiras de um banco tradicional, além de espaços exclusivos para uso do associado”, explica o diretor-executivo da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP, Eleutério Benin.

Compromisso social e incentivo ao esporte - O Sicredi também é referência em apoiar diversas modalidades para incentivar o esporte nas comunidades onde atua. Em Campinas, por exemplo, a Sicredi Iguaçu PR/SC/SP já patrocinou entre 2020 e 2021 o time feminino do Vera Cruz Basquete. Em 2021, patrocinou também os dois times campineiros: Guarani e Ponte Preta. Além disso, a marca Sicredi é o naming rights do Paulistão há três anos.

Compromisso social - A instituição também tem compromisso social e ajuda no desenvolvimento de inúmeros projetos. Num deles, a Sicredi Iguaçu PR/SC/SP criou em 2022 o Fundo Social, uma iniciativa que destina parte dos resultados da Cooperativa para projetos nas áreas de cultura, esporte, educação, meio ambiente, saúde e segurança. Neste ano, mais de 40 mil pessoas serão beneficiadas com a iniciativa.

Recursos - O Fundo é constituído e mantido com recursos originários de destinação de percentual determinado das sobras líquidas da instituição, apuradas a cada exercício. A composição desses recursos se dá por meio da destinação de até 3% dessas sobras do exercício anterior, conforme o Estatuto Social. Cabe ao Conselho de Administração da Cooperativa a decisão sobre o percentual que será destinado ao Fundo Social, observando o limite previsto no Estatuto.

Destinação - Para este ano, o Conselho de Administração da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP destinou 2% do resultado do exercício anterior, o que representou R$ 1.100.416,24 - valor que foi distribuído entre as 28 agências da Cooperativa. Ao todo, foram aprovados 92 projetos, sendo 79 deles na área de atuação do Paraná, cinco em Santa Catarina e oito em municípios da Região Metropolitana de Campinas.

Projetos - Dos projetos contemplados na RMC, dois são de Campinas, três de Valinhos, dois de Paulínia e um de Sumaré. As verbas serão destinadas às áreas de educação, saúde, inclusão social e meio ambiente. Entre as entidades beneficiadas na região estão a Sociedade Campineira de Educação e Instrução do Hospital PUC Campinas, o Lar da Criança Feliz, a AUPACC - Amigos Unidos Por Amor Contra o Câncer, entre outras.

Sobre Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros. Site do Sicredi: www.sicredi.com.br. (Imprensa Sicredi)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias