Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias PECUÁRIA: Abate de frangos recua no 2° trimestre, mas o de bovinos e suínos cresce

 

 

cabecalho informe

PECUÁRIA: Abate de frangos recua no 2° trimestre, mas o de bovinos e suínos cresce

pecuaria 12 08 2022O abate de frangos caiu 2,0% e o de bovinos e suínos subiu 2,7% e 6,6%, respectivamente, no segundo trimestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com os resultados preliminares da Estatística da Produção Pecuária, divulgada nesta quinta-feira (11/08) pelo IBGE. Os resultados completos para o segundo trimestre de 2022 e para as unidades da federação serão divulgados no dia 6 de setembro.

Dados preliminares - De acordo com os dados preliminares, o número de cabeças de bovinos abatidas no trimestre foi de 7,32 milhões, enquanto o abate de suínos registrou 14,00 milhões e o de frangos 1,49 bilhão de cabeças. Na comparação com o primeiro trimestre de 2022, o abate de bovinos teve aumento de 5,2% e o de suínos de 2,6%, enquanto o de frangos reduziu 3,4%.

Segundo trimestre - No segundo trimestre deste ano, do total de bovinos abatidos, o resultado preliminar aponta uma produção de 1,93 milhão de toneladas de carcaças, aumento de 2,3% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, e alta de 5,1% em relação ao apurado no primeiro trimestre de 2022.

Peso acumulado - Em relação aos suínos, o peso acumulado das carcaças atingiu 1,30 milhão de toneladas neste segundo trimestre, com alta de 6,0% em relação ao segundo trimestre de 2021 e incremento de 4,5% na comparação com o trimestre imediatamente anterior.

Frango - Já o peso das carcaças de frango foi de 3,63 milhões de toneladas. Na comparação anual, esse total significou aumento de 0,6%, porém representou queda de 3,7% frente ao trimestre imediatamente anterior.

Produção de ovos e aquisição de leite apresentam queda - A aquisição de leite cru feita pelos estabelecimentos que atuam sob inspeção sanitária municipal, estadual ou federal foi de 5,39 bilhões de litros no segundo trimestre de 2022, uma redução de 7,7% em comparação ao volume registrado no mesmo período do ano passado e queda de 8,6% em comparação ao obtido no trimestre imediatamente anterior.  

Redução - A produção de ovos de galinha alcançou 992,44 milhões de dúzias, o que corresponde a uma redução de 0,6% na comparação anual e aumento de 1,6% em comparação com o primeiro trimestre de 2022.

Curtumes - A pesquisa mostra ainda que os curtumes que efetuam curtimento de, pelo menos, cinco mil unidades inteiras de couro cru bovino por ano declararam ter recebido 7,41 milhões de peças inteiras de couro cru no segundo trimestre deste ano. Essa quantidade foi 2,0% menor na comparação com o mesmo período de 2021, porém 4,0% maior em relação ao trimestre imediatamente anterior. (Agência IBGE de Notícias)

FOTO: Agência Brasil

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias