Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COCAMAR II: Equipe de engenharia química da UEM vence a 3ª edição do Direto do Campus

 

 

cabecalho informe

COCAMAR II: Equipe de engenharia química da UEM vence a 3ª edição do Direto do Campus

cocamar II 23 09 2022Tendo como proposta o tema “Geração de valor para os resíduos industriais”, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial, por meio de sua área de Inovação, promoveu neste ano, entre os meses de abril e agosto, a terceira edição do programa Direto do Campus, voltado à participação de acadêmicos de universidades públicas e particulares.

Finalistas - A premiação aos três projetos vencedores, todos de alunos da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ocorreu no dia 9 deste mês e seus participantes receberam certificados de horas acadêmicas, sendo que a equipe classificada em primeiro lugar teve direito, ainda, a um prêmio de R$ 5 mil.

Adsorvente - O trabalho ganhador, que consistiu na produção de adsorvente a partir de resíduo do sabugo de milho e da vagem de soja para o tratamento do óleo e da água, foi desenvolvido pelas estudantes Anna Clara Labes Gonçalves, Ana Carla Medeiros, Lorena Cadan e Paolla da Silva Melegari, do curso de engenharia química, sob a orientação do Prof. Dr. Alexandre Diório.

Os demais - A produção de corantes têxtis naturais utilizando casca de eucalipto, apresentado pela equipe de acadêmicos de engenharia têxtil, campus de Goioerê (PR); e a produção de hidrocarvão e biocarvão tendo como matérias-primas subprodutos de origem vegetal, proposta por alunos do curso de Tecnologia em Meio Ambiente, campus de Umuarama (PR), foram os outros dois projetos finalistas.

Critérios - Conforme explica Davi Sotti, analista de Inovação na Cocamar, os critérios utilizados pelos avaliadores foram inovação, aplicabilidade, viabilidade e qualidade das entregas realizadas pelas equipes.

Fases - As ideias finalistas passaram pelo crivo de uma avaliação interna, e os concorrentes tiveram a oportunidade de apresentar os resultados obtidos em análises laboratoriais durante o desenvolvimento dos projetos e também as pesquisas implementadas para análise de viabilidade para aplicação das ideias por parte da Cocamar.

Potencial - “As três apresentações tiveram as avaliações finais muito semelhantes, o que mostra um grande potencial e o interesse em seguirmos com o desenvolvimento desses projetos junto às equipes", observa Sotti, que integrou a comissão organizadora ao lado de Eloá Tomaz, Ana Caroline dos Santos e Gustavo Rocha.

Avaliação - A banca de avaliação interna foi composta por profissionais da cooperativa: o gerente de Novos Negócios, Rusti Federle; a coordenadora ambiental, Natália Cavalini Paganini, e a gerente de Gestão, Qualidade e Processos, Fernanda Braz Volpato Czusz. (Imprensa Cocamar)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias