Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias RAMO INFRAESTRUTURA: Cooperativas do PR discutem mercado de energia

 

 

cabecalho informe

RAMO INFRAESTRUTURA: Cooperativas do PR discutem mercado de energia

 

O mercado de energia e os principais temas da atualidade que impactam no ramo infraestrutura estiveram em debate, na última quarta-feira (28/09), durante a reunião promovida pelo Sistema Ocepar, em formato virtual. O evento foi acompanhado por cerca de 40 profissionais e dirigentes de 13 cooperativas paranaenses dos ramos infraestrutura e  agropecuário.

 

Programas - Entre os assuntos em pauta estiveram os programas Renova Paraná e de Utilização de Créditos de ICMS, cujas informações foram repassadas pelo coordenador jurídico da Ocepar, Rogério Croscato, e pelo analista de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Ocepar, Salatiel Turra.

 

Relato - Na sequência, o coordenador da Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar, Silvio Krinski, juntamente com o presidente da Cooperativa Sinergi, João Garcia Filho, e o diretor-executivo da Cooperativa Amicoop, Neudi Mosconi, fez um relato a sobre a missão técnica nas cooperativas de energia da Alemanha, que eles participaram entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro.

 

Palestras - A reunião do ramo infraestrutura contou ainda com as palestras “Tendência Mercado Livre de Energia e Consulta Pública 131/22, impacto e oportunidade para as cooperativas”, com Diego Boff, da ConsulTar Consultoria e Serviços de Engenharia; “Conectividade no meio rural e utilização do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações – Fust”, com Marco Olivio Morato, coordenador de Meio Ambiente da OCB e Conselheiro do Fust; “Projetos de Lei de Interesse do Cooperativismo”, com Jessica Carvalho Rodrigues Silva, analista de Relações Institucionais da OCB; e “Programa de Educação Política do Cooperativismo”, com Robson Mafioletti, superintendente da Ocepar, e Daniely Andressa da Silva, coordenadora de Relações Parlamentares da Ocepar.

 

O ramo infraestrutura - Dentre os sete ramos do cooperativismo, o ramo de infraestrutura é formado por cooperativas que fornecem serviços essenciais para seus associados, como energia e telefonia, por exemplo. Seja repassando a energia de concessionárias ou gerando a sua própria, esses empreendimentos garantem o acesso dos cooperados a condições fundamentais para seu desenvolvimento. No Paraná, o sistema é formado atualmente por uma federação e 19 cooperativas, sendo sete delas compostas por cooperativas de distribuição de energia, nove cooperativas de geração distribuída, duas cooperativas de habitação e uma cooperativa central de tecnologia da informação.

 

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias