Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias PANORAMA COOP: Boletim traz análises da semana sobre os principais fatos de interesse do setor

 

 

cabecalho informe

PANORAMA COOP: Boletim traz análises da semana sobre os principais fatos de interesse do setor

panorama coop 02 12 2022O Sistema OCB publica, semanalmente, o Panorama Coop, um boletim com análises sobre vários temas e seus impactos para as cooperativas. São informações que tratam de política, economia, reforma tributária, pleitos do cooperativismo em tramitação no Congresso Nacional, normativos e medidas tributárias publicadas pelo governo. Confira abaixo a newsletter.

Exportações - Você tem projetos para expandir sua coop em 2023? A exportação é uma estratégia que promove a qualificação da linha de produtos e amplia a sua carteira de clientes em um ambiente globalizado. Aproveite essa oportunidade! Nesta edição, oO Panorama do Coop traz uma análise econômica do crescimento das exportações do coop, as vantagens e as ferramentas de apoio para o acesso a mercados internacionais. Confira também as principais notícias da semana: a comemoração de conquistas das coops agro no mercado internacional; aprovadas as alterações na Taxa de Controle de Fiscalização Ambiental pela Comissão de Finanças; Senado aprova projeto de telessaúde; projeto de fortalecimento do cooperativismo em Timor Leste e Botsuana recebe nosso apoio; coops do Mercosul definem cronograma de missões internacionais. Boa leitura!

Análise econômica - As exportações são um ativo importante para a economia brasileira, pois promovem o ingresso de recursos do exterior, a geração de mais emprego e renda, a modernização dos produtos e o crescimento do parque industrial. Em, 2021, as exportações brasileiras somaram US$ 281 bilhões, o que correspondeu a uma alta de 34% na comparação com o ano anterior (US$ 210 bilhões). Com o resultado, o Brasil aumentou a sua participação nas vendas globais para 1,3% e atingiu a 24ª posição. Em 2020, tinha ficado na 26ª posição, com fatia de 1,2%.Quer saber mais sobre esses assuntos? Acompanhe as próximas páginas e também não esqueça que todas as nossas edições anteriores da Análise Econômica estão disponíveis no link abaixo.

Acesse a Análise!

Acesse as análises anteriores

Adidos agrícolas conhecem mais sobre o cooperativismo brasileiro - O Sistema OCB recebeu, na noite de quarta-feira (30/11), os adidos agrícolas brasileiros. Os funcionários do Ministério da Agricultura estão são responsáveis pela representação dos interesses do setor agropecuário brasileiro em mercados estratégicos e junto a organizações internacionais que regulam globalmente o setor agrícola. Os adidos brasileiros que atuam em 32 países assistiram a uma apresentação sobre o cooperativismo brasileiro e participaram de um coquetel com produtos de cooperativas.

Leia mais!

Comissão de Finanças aprova alterações na Taxa de Controle de Fiscalização Ambiental - A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (29/11), o Projeto de Lei (PL) 10.273/18, que altera a Política Nacional do Meio Ambiente para adequar a incidência da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA). O tributo é cobrado em ações de controle e fiscalização de atividades com potencial poluidor e que utilizam recursos naturais. A cobrança é realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Leia mais!

Senado aprova projeto de telessaúde - O Plenário do Senado Federal validou, na terça-feira (29/11), o parecer do senador Veneziano Vital do Rêgo (PB), que regulamenta o exercício da telemedicina (PL 1.998/20). A matéria é considerada prioritária na pauta do Legislativo presente na Agenda Institucional do Cooperativismo. Por ter sido alterado, o projeto retorna para a análise da Câmara dos Deputados.

Leia mais!

Sistema OCB e Cresol vão apoiar projeto de fortalecimento do cooperativismo em Timor Leste - Conceder capacitação e auxílio técnico para fortalecer o cooperativismo no Timor Leste é o foco do novo acordo de cooperação firmado, na sexta-feira passada (25/11), entre o Sistema OCB, o Instituto Cresol e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). O programa tem por objetivo promover o cooperativismo para impulsionar o desenvolvimento econômico e social no país asiático, de língua portuguesa, com auxílio na criação de cooperativas de microcrédito para atender, inicialmente, os pequenos produtores familiares.

Leia mais!

Sistema OCB contribui para fortalecimento do cooperativismo agrícola em Botsuana - Entre os dias 7 e 18 de novembro, o Sistema OCB integrou comitiva organizada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério de Relações Exteriores, na missão internacional para capacitar produtores e representantes do governo de Botsuana, na África em contabilidade e custos de produção. Esta é a segunda fase do Projeto de Fortalecimento do Cooperativismo no país. Participaram dos ensinamentos 26 representantes do governo local e da cooperativa de Kweneng Norte. O foco principal do treinamento foi na área de contabilidade com explicações sobre as peças obrigatórias no Brasil como: balanço patrimonial e demonstrativo de resultado do exercício.

Leia mais!

Coops do Mercosul definem cronograma para o próximo ano e incluem missão à Ásia - A Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM) promoveu encontro para definir o cronograma de trabalho para o próximo biênio (2023-2024). A plenária foi realizada em Colonia Del Sacramento (Uruguai), na terça-feira (29/11), onde ficou acordada a realização de missão internacional comercial conjunta à Ásia, com visitas à Singapura, Tailândia e Vietnã com o objetivo de impulsionar a exportação de produtos das coops do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Leia mais!

Clique aqui e confira a versão digital do Panorama Coop

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco