Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COCAMAR II: Agricultura de precisão é também para pequenos

 

 

cabecalho informe

COCAMAR II: Agricultura de precisão é também para pequenos

A família Yamada, de Ibiporã, região de Londrina (PR), mostra que agricultura de precisão não é só para grandes produtores. Ela possui 7,5 alqueires e toca outros 29 arrendados, onde planta soja e milho.

Aplicação noturna - Utilizando um trator John Deere equipado com piloto automático, os Yamada conseguem fazer aplicação noturna, algo que antes era impensável. “Sem a precisão, a gente tinha que improvisar”, conta Dagoberto, ao lado do filho Rodney. Ele explica: para pulverizar, era necessário marcar o terreno com estacas: “dava muito trabalho. Hoje não, é só montar no trator”.

Facilitou - Plantar também ficou mais fácil. Segundo o produtor, agora não há mais o problema de remontar a linha e o sistema ainda permite aproveitar melhor o terreno.

Piloto automático - Rodney, que é engenheiro de computação, se recorda: quando foram ver um piloto automático para comprar na concessionária, o valor de R$ 40 mil na época equivalia a de um carro. “Foi um investimento pesado”, conta, mas que valeu a pena, pois facilitou muito o serviço: “Sem isso, hoje, não teríamos mais como continuar. E quem conhece e se acostuma, não quer voltar mais ao jeito que era”.

Origem - Os Yamada chegaram à comunidade Boa Esperança, onde residem, há exatos 50 anos, vindos de Arapoti (PR). Uma família numerosa, com seis irmãos (quatro homens e duas mulheres), para plantar café e cultivar horta em seus 7,5 alqueires.

Carro-chefe - Com o passar dos anos, cada qual passou a cuidar do próprio negócio e a família de Dagoberto seguiu na produção de grãos, sendo a soja, o carro-chefe, com uma produtividade que varia entre 140 e 145 sacas por alqueire.

Visita - O Rally Cocamar visitou a propriedade em companhia de Pablício Araújo, especialista em agricultura de precisão da Cocamar Maquinas.

O Rally - Patrocinam a realização: Nissan Bonsai Motors, Sicredi Dexis, Basf e Fertilizantes Viridian (principais), Cocamar Máquinas, Texaco Lubrificantes, Estratégia Ambiental e Irrigação Cocamar. Apoio: Cesb, Aprosoja-PR e Unicampo. (Imprensa Cocamar)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias