Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COOPERATIVISMO I: Sistema OCB participa de missão internacional na China

 

 

cabecalho informe

COOPERATIVISMO I: Sistema OCB participa de missão internacional na China

cooperativismo I 23 03 2023O Sistema OCB participa da comitiva empresarial missão internacional organizada pelo Ministério da Agricultura para ampliar as relações comerciais entre os dois países. A agenda, que inicia nesta quinta-feira (23/03), prevê a participação de empresas e entidades do setor em visitas técnicas, seminários e encontros setoriais com representantes do governo e do mercado chinês. O país asiático o maior parceiro comercial do Brasil e o maior destino das exportações de nossas cooperativas.

Promover produtos e serviços - Para o cooperativismo, o objetivo da missão é promover os produtos e serviços exportados pelas cooperativas brasileiras ao país asiático, principal destino das exportações cooperativistas. “A China possui um desenvolvido movimento cooperativista. Estão em funcionamento no país mais de 30 mil cooperativas, que congregam mais de 3 milhões de membros em todo o país asiático”, destaca o coordenador do Ramo Agro do Sistema OCB, João José Prieto, representante da entidade na missão.  

Perspectivas - Segundo Prieto, um dos temas que devem ser pauta dos encontros são as perspectivas da parceria Brasil-China no agronegócio e o encontro com a All China Federation of Supply and Food Cooperatives (ACFSFC), organização que representa as cooperativas chinesas. “A organização chinesa mantém uma plataforma de comércio eletrônico de produtos de cooperativas e há o interesse deles em incluir produtos das coops brasileiras. Sabendo do imenso potencial de cooperação econômica que isso representa, temos investido no intercâmbio com o país em eventos internacionais e missões comerciais”.

Atuação internacional - É parte da atuação internacional do Sistema OCB o desenvolvimento de parcerias bilaterais com organizações pares em países estratégicos para as relações econômicas e comerciais brasileiras. Ao longo das últimas décadas, diversas ações de cooperação foram promovidas com a ACFSFC. A presidente da organização chinesa visitou a OCB em duas oportunidades, em ações de promoção comercial e intercooperação. Ambas as organizações fazem parte do BRICS COOP, Agrupamento das Cooperativas dos Países do BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, iniciativa do Sistema OCB, lançada em 2010, durante a primeira Cúpula dos Chefes de Estado do Brics.

Apoio - O Sistema OCB tem atuado para apoiar as cooperativas brasileiras em suas estratégias de internacionalização. Através da parceria com a APEX-Brasil e ações conjuntas com o Ministério da Agricultura e Pecuária e com o Itamaraty, o Sistema viabiliza a participação de dirigentes de cooperativas em feiras e missões internacionais a mercados de interesse. Além disso, o Catálogo Brasileiro de Cooperativas Exportadoras, publicação do Sistema OCB que lista os produtos, serviços e contatos das cooperativas exportadoras em 13 línguas, é divulgado mundialmente com apoio das embaixadas e consulados brasileiros e organizações estrangeiras parceiras.

Monitoramento - Monitoramento feito pela Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, destaca que a China é o principal destino das exportações diretas das cooperativas, responsável por pelo menos US$ 2 bilhões anuais em importações. Além disso, de acordo com o relatório do 4° encontro dos adidos agrícolas brasileiros de 2022, coordenado pela Apex-Brasil, há uma pré-disposição da China para as cadeias de proteína vegetal, cujo acesso ao país é facilitado, especialmente em comparação com produtos de proteína animal. As pulses, em geral, como feijões e gergelim apresentam bom potencial de exportação, bem como o melão, mel, própolis e café.

Agenda - A viagem começa em Pequim e termina em Xangai. Em seu perfil no Twitter, o ministro Carlos Fávaro anunciou que mais de 100 empresários do setor acompanham a comitiva do Ministério na missão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca no próximo sábado (25) e ficará no país de 26 a 31 de março. (Sistema OCB)

FOTO: SW1994 / Pixabay

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco