Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias WEBINAR: Biosseguridade é essencial para evitar a entrada da influenza aviária na avicultura comercial, destaca pesquisador da Embrapa

 

 

cabecalho informe

WEBINAR: Biosseguridade é essencial para evitar a entrada da influenza aviária na avicultura comercial, destaca pesquisador da Embrapa

O pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Luizinho Caron, será um dos palestrantes do seminário online que o Sistema Ocepar promove, no dia 30 de março, das 14h às 16h, para tratar sobre a influenza aviária. Ele vai abordar a questão da biosseguridade que, na produção de aves de corte, consiste em medidas para impedir a entrada e propagação de doenças no plantel, garantindo a segurança dos alimentos e saúde dos animais, além do bem-estar dos trabalhadores.

Essencial - “A biosseguridade é extremamente essencial para evitar que a influenza aviária entre na nossa avicultura comercial. Quanto às aves silvestres, não há muito o que fazer. Mas em relação à produção comercial, há muitas medidas que devem ser tomadas, tanto ligadas à estrutura, como a procedimentos do dia a dia, como o acesso de pessoas e insumos na propriedade e, também, a limpeza dos arredores, para evitar a aproximação do risco e do perigo de contaminação pela doença”, afirmou Caron, em entrevista concedida ao jornalista Alexandre Salvador para a rádio Paraná Cooperativo. “O pessoal tem buscado bastante informação sobre a influenza aviária, uma vez que ela está presente em países muito próximos. Nunca foram registrados casos de alta patogenecidade tão perto da gente. Mas estamos confiantes de que vamos conseguir êxito na prevenção da doença, principalmente na nossa produção comercial”, acrescentou o pesquisador da Embrapa. Clique aqui para conferir o áudio.

Público - O webinar é destinado a gestores, técnicos e produtores das cooperativas do Paraná que atuam em atividades de avicultura industrial. A programação será aberta pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e terá ainda palestra sobre “Estratégias do Paraná contra a influenza aviária”, com Rafael Gonçalves Dias, gerente de Saúde Animal da Adapar. Depois, será aberto um espaço para esclarecimento de dúvidas.

Preocupação - De acordo com os organizadores, a ideia é orientar os profissionais do setor sobre uma doença altamente contagiosa que pode causar grandes prejuízos para o país e para o Paraná, especialmente porque o Brasil lidera a exportação mundial de carne de frango e responde por 35% desse mercado. E, no país, o Paraná é o maior produtor nacional, com 2,04 bilhões de cabeças de frango abatidas em 2022, o que representa 33,5% de participação na produção nacional do segmento, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgados na semana passada. Nesse contexto, as cooperativas agropecuárias paranaenses respondem por 40% da produção estadual de carne de frango. “Embora não tenham sido registrados casos de influenza aviária no Brasil, a preocupação é com a confirmação recente de focos registrados em países como Argentina, Bolívia, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Chile e Equador. Precisamos estar preparados para evitar que a doença contamine os nossos plantéis”, ressalta o analista de Desenvolvimento Técnico da Ocepar, Alexandre Monteiro.

 

A doença - A influenza aviária é provocada por um vírus e pode afetar a saúde de aves domésticas e silvestres. Não há risco de contaminação pelo consumo da carne ou de ovos. Segundo o Ministério da Agricultura, até este momento o vírus mais infeccioso e letal, chamado de alta patogenicidade, ainda não foi detectado no nosso país. Nas aves, a doença afeta grande quantidade de animais e provoca mortalidade elevada. Os principais sinais clínicos observados são falta de coordenação motora, torcicolo, dificuldade em respirar e intensa diarreia.

 

Inscrições - As inscrições para o webinar devem ser realizadas até o dia 29 de março, clique aqui. O link de acesso ao evento será encaminhado por e-mail.

 

Informações - Informações adicionais podem ser obtidas com Alexandre Monteiro ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  / 41 3200-1114).

 

webinar 20 03 23

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco