Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias GETEC: Confira o Informe Semanal da Coordenação de Relações Parlamentares do Sistema Ocepar

 

 

cabecalho informe

GETEC: Confira o Informe Semanal da Coordenação de Relações Parlamentares do Sistema Ocepar

 

getec 24 03 2023A Coordenação de Relações Parlamentares do Sistema Ocepar, vinculada à Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec), publicou, nesta sexta-feira (24/03), o Informe Semanal referente ao período de 20 a 24 de março. O setor foi criado com o propósito de fazer o acompanhamento das matérias de interesse do cooperativismo em discussão tanto no Congresso Nacional como na Assembleia Legislativa do Paraná, das leis publicadas no âmbito do executivo (federal, estadual e municipal), além de outros temas vinculados às áreas de atuação das cooperativas do Paraná. Confira os destaques do boletim.

 

Audiência pública CRA - Nessa quinta-feira (23/03), a Comissão de Reforma Agrária e Agricultura do Senado (CRA) realizou audiência pública para debater os novos critérios utilizados pelo BNDES para a análise e liberação de linhas de crédito rural. A instituição financeira passou a adotar uma plataforma para identificar áreas de desmatamento ilegal através de imagens de satélites. A partir da nova sistemática, já foram negados pedidos de financiamento para imóveis rurais localizados em 14 diferentes Estados, e que somavam R$ 24,8 milhões de reais. Neste contexto, a audiência busca elucidar o funcionamento da plataforma na identificação e mapeamento destas áreas, e sua intercessão com os órgãos ambientais estaduais. Na abertura da audiência, a Senadora Soraya Thronicke, presidente da Comissão, destacou o papel central do Brasil nos temas de meio ambiente e segurança alimentar, e a necessidade de conciliar a preservação da maior biodiversidade do planeta e sua atuação como grande produtor e exportador de alimentos para o mundo. “Todos concordamos com a necessidade de barrar o desmatamento no nosso país. A tarefa não é nada fácil, nesses tempos em que a desinformação e análises rasas, unidas a preconceitos, se alastram com grande facilidade. Apesar da extraordinária trajetória recente do país na produção de alimentos, há crescente disseminação de pessimismo e de mitos que inflam os problemas e desqualificam os avanços que o Brasil alcançou na agropecuária e na gestão de seus recursos naturais”. Foram convidados para a audiência pública representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

 

Íntegra - A íntegra da audiência pode ser acessada em: https://www.youtube.com/watch?v=fXGoTVtBmTk

 

Reforma tributária - Nesta semana, o Grupo de Trabalho sobre o Sistema Tributário Nacional da Câmara dos Deputados realizou duas audiências públicas para discutir o impacto de novas regras tributárias em diferentes setores do país. A primeira audiência ocorreu na terça-feira (21/03) e discutiu a reforma sob a perspectiva do federalismo, reunindo representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), especialistas sobre a Zona Franca de Manaus, e economistas pesquisadores do IPEA, UFMG e PUC-RS. A segunda audiência pública da semana ocorreu na quarta-feira (22/03) com o tema da “Reforma Tributária sob a perspectiva da administração tributária”, com representantes do poder Judiciário, autoridades fazendárias do FISCO, empresários, e acadêmicos da FGV especialistas na área. A íntegra das audiências e as deliberações da semana do Grupo de Trabalho, podem ser acompanhadas nos links abaixo:

 

Reforma sob a perspectiva federativa:

https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/67240

 

Reforma sob a perspectiva da administração tributária:

https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/67237

 

Fundo Estadual dos Direitos da Mulher - Aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto da bancada feminina (PL 1/2023) que cria o Fundo Estadual dos Direitos da mulher (FEDIM/PR) foi sancionado pelo governador Ratinho Júnior na última terça-feira (21/03), tornando-se a lei 21.370/2023. A assinatura do governador ocorreu durante o encontro com primeiras-damas, prefeitas e assistentes sociais do Paraná, em evento realizado no museu Oscar Niemeyer. O fundo será administrado pela secretária de Estado da Mulher, comandada pela secretária Leandre Dal Ponte (PSD), e o objetivo deste é garantir o suporte financeiro ao planejamento, implementação e execução de planos, programas e projetos voltados a defesa dos direitos da mulher. Segundo a secretária, “a criação de um fundo estadual específico para dar suporte financeiro aos programas focados no público feminino é uma chance de aprimorar as ações” (...) “Quando o Estado criou a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial foi um grande avanço nas políticas públicas, respondendo a uma demanda antiga das mulheres” (...) “Precisamos agradecer também a Assembleia Legislativa, em especial à bancada feminina, por aprovar a criação de um instrumento que reserva recursos para as políticas públicas voltadas às mulheres, porque para se fazer ações efetivas é necessário orçamento”. A Assembleia Legislativa indicou parte dos seus recursos devolvidos ao tesouro do estado para completar o fundo, a indicação foi feita durante a aprovação do projeto pelo presidente da mesa o deputado Ademar Traiano (PSD).

FOTO: Reynaldo Stavale

Clique aqui e confira o Boletim da Coordenação de Relações Parlamentares do Sistema Ocepar em arquivo PDF

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

icone prcoop icone instagram icone facebook icone twitter icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco

Últimas Notícias