Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COMÉRCIO EXTERIOR: Abertura do mercado de bovinos vivos na Rússia e em países membros da UEEA

 

 

cabecalho informe

COMÉRCIO EXTERIOR: Abertura do mercado de bovinos vivos na Rússia e em países membros da UEEA

nota conjunta 21 09 2023Cinco novos mercados externos foram abertos na terça-feira (19/09), para a exportação brasileira de bovinos vivos: Rússia, Belarus, Armênia, Cazaquistão e Quirguistão, países que integram a União Econômica Eurasiática (UEEA). Nos últimos cinco anos, esses países importaram mais de US$ 200 milhões por ano em bovinos vivos de outros fornecedores.

Autorização - A autorização para importação foi concedida durante missão de representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) a Moscou, que contou com o apoio da Embaixada do Brasil. Na ocasião, os representantes do Mapa se reuniram com o chefe do Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Federação da Rússia, Sergey Dankvert, para a entrega do Certificado Zoossanitário Internacional (CZI).

2022 - Em 2022, o Brasil exportou pouco mais de US$ 1,8 bilhão em produtos do agronegócio para a UEEA, sendo os principais: soja em grãos (48%), açúcar bruto (16%), carne bovina (9%) e café verde (7%).

Esforço conjunto- A abertura dos novos mercados é resultado do esforço conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE). (Mapa)

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco