Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias AGRO: Cocamar recebe, na Câmara, o título de Consagração Pública Municipal

 

 

cabecalho informe

AGRO: Cocamar recebe, na Câmara, o título de Consagração Pública Municipal

Representada pelo seu presidente executivo Divanir Higino, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial foi homenageada na manhã dessa quinta-feira (28/09) em sessão na Câmara Municipal de Maringá, com o título de Consagração Pública Municipal, conforme Requerimento 1.437/2022, proposto pelos vereadores Onivaldo Barris e Sidnei Telles.

Sicredi - Várias lideranças prestigiaram a cerimônia, entre elas o presidente da Sicredi Dexis, Wellington Ferreira.

Lembrança - Ao discursar, Barris lembrou que tinha 14 anos em 1963 quando a cooperativa foi fundada e, nos anos seguintes, residindo em uma casa na Rua Floriano Peixoto, sempre passava pelas imediações de sua sede, que ficava ao lado da linha férrea, na Avenida Prudente de Moraes. Um lugar onde vagões ficavam estacionados e havia muitas toras pelo caminho.

Orgulho - Ele fez menção, também, ao fim do ciclo do café, com a geada de 1975, que abriu caminho para o cultivo mecanizado de grãos. “Só para citar alguns números, em 2022 a Cocamar recolheu 2 milhões em impostos no município, volume que já passou de 2 milhões e meio neste ano”. Para o vereador, “é um orgulho ter a Cocamar como uma empresa genuinamente maringaense”, aproveitando para cumprimentá-la pela passagem de seus 60 anos ocorridos em março último.

Trajetória - “Os cafeicultores viviam o seu pior momento quando eles decidiram fundar a Cocamar”, citou o vereador Sidnei Telles, fazendo referência a familiares seus, no município de Floraí, que participaram da história da cooperativa ao longo das décadas. “A Cocamar soube se diferenciar em sua trajetória de conquistas e ajudou a cidade a se desenvolver”, salientou, acrescentando que ela sempre manteve as portas abertas para a inovação.

Social - Telles fez menção ainda ao amplo trabalho social realizado pela cooperativa, citando como exemplo a doação de equipamentos de energia solar para 17 entidades assistenciais de vários municípios paranaenses e de estados vizinhos, três das quais de Maringá. Finalizando, elogiou a qualidade dos produtos da cooperativa, com destaque para o café, do qual é um apreciador contumaz.

Sociedade organizada - Ao agradecer a honraria, o presidente executivo Divanir Higino disse que a comunidade de Maringá “é devotada a praticar o bem e seu desenvolvimento se deve, principalmente, pelo fato de contar com uma sociedade organizada, com instituições que comungam e trabalham pelos mesmos objetivos”.

Cooperativas - Higino mencionou que essa união faz da cidade a capital nacional do Associativismo e recordou que várias outras cooperativas surgiram por iniciativa da Cocamar, caso da Credimar (hoje Sicredi Dexis, uma das maiores em seu segmento no Brasil); a Unicampo, a maior do país em prestação de serviços de agronomia; a Pluricoop e a Coopsoli, sem falar da própria Unimed, a qual incentivou.

Investimentos - O presidente disse ainda que nos últimos anos a Cocamar investiu mais de 300 milhões de reais em estruturas em Maringá e só neste ano outros 150 milhões estão sendo aplicados na ampliação da capacidade de armazenamento de grãos em seu parque industrial.

Outros temas- Ele falou também de programas sustentáveis, como a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) que a cooperativa incentiva desde 1996, da construção de várias indústrias nos últimos anos, entre elas a de biodiesel, enumerou ações de apoio a instituições assistenciais, como a Campanha Solidária realizada em parceria com a Sicredi Dexis, e ressaltou que todos os anos, quando da distribuição das sobras do exercício aos cooperados, eles destinam parte do dinheiro para apoiar entidades.

Agradecimento - “Em nome dos cooperados, agradecemos por essa importante homenagem prestada pela Câmara Municipal de Maringá, que muito nos envaidece”, finalizou.

Gestão - Ao encerrar a solenidade, o presidente da Câmara Municipal, Mário Hossokawa, disse que “um dos diferenciais da Cocamar está na alta qualidade de seus gestores, fazendo um cooperativismo que só têm dado orgulho para Maringá”. (Assessoria de Imprensa Cocamar)

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco