Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias AGRO: Em outubro, Agrária e Fapa realizam 20ª edição do maior evento técnico de cereais de inverno do sul do Brasil

 

 

cabecalho informe

AGRO: Em outubro, Agrária e Fapa realizam 20ª edição do maior evento técnico de cereais de inverno do sul do Brasil

De 17 a 19 de outubro a Cooperativa Agrária e a Fapa – Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária realizam o WinterShow 2023. O principal evento técnico de cereais de inverno do sul do Brasil chega à sua 20ª edição mostrando ao público os resultados do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores da Fundação no último ano, e palestras com personalidades de renome nacional e internacional nos setores de agronegócio e economia. As atividades do WinterShow acontecem das 8 às 18 horas, no Centro de Eventos Agrária e nos campos da Fapa. A entrada é gratuita.

Inspiração - O Diretor Presidente da Agrária, Adam Stemmer, então Superintende da Cooperativa à época em que o evento surgiu, explica que o WinterShow foi inspirado em outras importantes feiras agrícolas que já existiam pelo país. A ideia, então, foi distingui-lo dos demais eventos ao abordar os cultivos da estação mais fria do ano. “A cevada e o trigo têm uma importância muito grande para as nossas indústrias. No caso específico da cevada, que é um grão de menor incidência no Brasil, nós assumimos a maior parte da pesquisa. Com o WinterShow, nossa intenção sempre foi reunir os elos da cadeia produtiva, cooperados, produtores, fornecedores e clientes”, revela.

Palestras magnas - Para os 20 anos do evento, estão previstas oito palestras magnas. No primeiro e no terceiro dias serão três apresentações e no segundo dia duas. Já as palestras simultâneas com os pesquisadores da Fapa ocorrerão durante todo o evento, em seções pela manhã e à tarde. Além do cultivo de cevada e trigo, também serão discutidos temas como fertilidade do solo, fitopatologia, controle biológico, entomologia, herbologia e mecanização agrícola. “Geramos muito conteúdo valioso, não apenas para os nossos cooperados, mas também para quem vive da agricultura em na região”, afirma Bruno Dandolini, Gerente Agrícola da Agrária.

Hortifruti - Os trabalhos voltados para a produção de hortifruti também marcarão presença no WinterShow, com destaque para o cultivo da cebola. No dia 17, a estação que trata sobre o assunto receberá dois convidados: o pesquisador da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), doutor Claudinei Kurtz, e o professor da UEL (Universidade Estadual de Londrina), doutor Juliano Vilela de Resende.

Intervalos - Nos períodos de intervalos entre as palestras, o público terá a oportunidade de conhecer as novas tecnologias e soluções oferecidas pelos mais de 80 expositores do evento, principalmente no que diz respeito a insumos agrícolas, maquinário, crédito e financiamento. Assim como em 2022, o WinterShow dará espaço a startups que prestam serviços para o agronegócio. “Nossa expectativa é que público encare o WinterShow como uma oportunidade de desenvolvimento e venha prestigiar, especialmente o produtor rural, para que ele possa fazer aquilo que ele faz d melhor, que é produzir”, reforça Dandolini.

Patrocínio - A 20ª edição do WinterShow tem o patrocínio diamante da Bayer e patrocínio ouro da Adama, Biotrop, Cresol, FMC, Nortox, Rovensa Next e Sicredi. São patrocinadores prata DJI ADS, Banco do Brasil, CropChem e Ihara. Bellagro, Rocha Terminais Portuários e Logística, Stoller e UbyAgro são patrocinadores bronze.

Programaçõ completa - A programação completa do evento está disponível no site wintershow.com.br. (Assessoria de Imprensa Agrária)

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco