Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias AGRO: Produtores à espera da chuva para iniciar a semeadura

 

 

cabecalho informe

AGRO: Produtores à espera da chuva para iniciar a semeadura

A edição 2023/24 do Rally Cocamar de Produtividade começou no dia 25 de setembro pelo município de Astorga (PR), na região de Maringá, onde a equipe visitou o cooperado Daniel Antônio De Marchi e seu filho Rogério. Os dois, e mais a filha Josiane – que acaba de integrar o Conselho Consultivo da cooperativa, e estava em viagem na oportunidade – cultivam 82 alqueires (198,4 hectares) entre terras próprias e arrendadas. Enquanto pai e filho conduzem as atividades no campo – onde plantam soja e milho - Josiane se encarrega da parte administrativa.

De Marchi - O Rally passou pela propriedade em companhia do gerente da unidade de Astorga, José Depíeri Conti, e o engenheiro agrônomo Ricardo Xavier, responsável pelo atendimento à família De Marchi, que é bastante participativa na Cocamar. Segundo Daniel, a cooperativa (que no final do ano passado absorveu a Coanorp) traz mais segurança aos produtores.

100% - “Estamos bem servidos”, diz o produtor, um cooperado 100% que adquire seus insumos e entrega toda a produção na Cocamar. Na compra dos insumos, ele travou os custos a R$ 135 a saca de soja.

Recorde - Os De Marchi são considerados uma referência na região de Astorga pelos cuidados com o solo, o nível tecnológico empregado e os resultados que conseguem. Na última safra de soja (ciclo 2022/23), eles alcançaram o seu recorde de produtividade, média de 163 sacas por alqueire (67,3 na medida por hectare). No milho, foram 256 sacas por alqueire (105,7/hectare), acima da média regional de 180. “A gente usa os foliares Viridian da Cocamar e percebeu que deu resultado”, afirma Daniel.

Família - A participação dos filhos – cada qual na sua função - é indicativo também de um planejamento bem-sucedido em que eles compartilham das decisões e assim, juntos, fortalecem cada vez mais o negócio familiar.

Dessecando - Quando o Rally passou por lá, os De Marchi estavam fazendo a dessecação como parte dos preparativos para a semeadura da soja, tomando o cuidado de evitar as horas mais quentes do dia, quando as temperaturas beiravam os 40 graus.

Evitar grãos contaminantes - “O produtor vem se adaptando de acordo com a possibilidade”, explica o agrônomo Ricardo, que presta assistência técnica à família. Segundo ele, a orientação é evitar as temperaturas elevadas para fazer as pulverizações contra as plantas invasoras. Começam desde já, também, os cuidados para evitar a incidência de grãos contaminantes na colheita. “

Esperando a chuva - De qualquer forma, eles estão ansiosos para iniciar uma nova safra, mas só vão semear mesmo quando vier uma boa chuva”. Tradicionalmente, a operação de semeadura se dá a partir de 10 de outubro, mas alguns se antecipam, caso o tempo seja favorável.  

Potencial - “Já temos praticamente 900 cooperados em Astorga”, destacou o gerente José Conti, frisando ser uma unidade com um potencial muito grande.

O Rally - Em sua 9ª edição, o Rally Cocamar de Produtividade conta com o patrocínio da Basf, Sicredi Dexis, Fertilizantes Viridian, Nissan Bonsai Motors, Cocamar Máquinas/John Deere, Texaco e Estratégia Ambiental, com o apoio do Cesb (Comitê Estratégico Soja Brasil), Aprosoja/PR e Unicampo. (Assessoria de Imprensa Cocamar)

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco