Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias BANCO DO BRASIL: Em reunião com a Ocepar, BB destaca linhas de financiamento para apoiar o agro

 

 

cabecalho informe

BANCO DO BRASIL: Em reunião com a Ocepar, BB destaca linhas de financiamento para apoiar o agro

banco do brasil 02 02 2024O Sistema Ocepar realizou, na última quarta-feira (31/01), uma reunião com a diretoria de Agronegócios e Agricultura Familiar do Banco do Brasil (BB). Durante o encontro, que aconteceu de forma virtual, os representantes do banco falaram sobre as formas que o BB pode apoiar com recursos os investimentos das cooperativas e dos produtores cooperados.

Planejamento estratégico – A reunião foi conduzida pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. Ele explicou que o objetivo do encontro foi buscar contribuições do Banco do Brasil para o planejamento estratégico das cooperativas paranaenses (PRC). “Estamos preparando o novo ciclo do PRC e é importante ouvir instituições parceiras que têm muito a contribuir conosco na definição de estratégias e metas para seguirmos no caminho do crescimento sustentável que temos percorrido nos últimos anos”, pontuou Ricken. “O Banco do Brasil é um desses parceiros, bem como o BRDE, com quem também nos reunimos recentemente com o mesmo propósito”, declarou.

Serviços – Na reunião com o BB, foram apresentados alguns serviços voltados ao agronegócio disponíveis entre as linhas de crédito do banco. Na área de Inovação, o BB destacou algumas iniciativas. Entre elas, o Programa Pecuária do Futuro, que consiste num pacote tecnológico que inclui programa de gestão e rastreabilidade; o Agrodigital, uma plataforma de agronegócios do BB; o Circuito Agro BB (carretas do agro); o Programa Venture Capital, visa ampliar sua atuação no ecossistema de inovação através de investimentos minoritários em startups de base tecnológica que tenham sinergias com as áreas de negócios do Banco; e ainda parcerias com a Embrapa para o desenvolvimento de pesquisas de interesse do agronegócio.

Socioambiental –Na área socioambiental, foram apresentados os projetos de Energia Renovável, Agricultura de Baixo Carbono (projeto que atende critérios internacionais); o Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e o Pronaf Bioeconomia. Como exemplo foi citado o investimento em biodigestores.

Projetos específicos– Há ainda disponibilidade para financiar projetos específicos, como investimento em agroindústrias. E, também, parcerias governamentais, como os programas Banco do Agricultor e Trator Solidário.

Participações – Além do presidente Ricken, participaram da reunião também os superintendentes, gerentes e coordenadores do Sistema Ocepar. Pelo Banco do Brasil estavam presentes Francisco Augusto Lassalvia (vice-presidente), Gabriel Maceron Santamaria (gerente geral), João Fruet (diretor), Wilson Pereira Cardoso Jr (superintendente), Everton Luis Kapfenberger (diretor de Agronegócios e Agricultura Familiar), Luiz Gustavo Braz Lage (vice-presidente de Agronegócios), entre outros.

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco