Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FORMAÇÃO: Integrantes do Programa ESG+Coop participam de módulo internacional na França

 

 

cabecalho informe

FORMAÇÃO: Integrantes do Programa ESG+Coop participam de módulo internacional na França

Profissionais de 34 cooperativas paranaenses que integram o Programa ESG+coop estão em Toulouse, na França, participado de um módulo internacional da etapa de formação. Estão presentes representantes dos ramos Agropecuário, Crédito, Saúde, Consumo e Trabalho, Produção de Bens e Serviços. â€œNos últimos anos, as discussões sobre ESG cresceram muito globalmente e a Europa é uma das regiões que tem mais estado em evidência frente ao tema, devido ao ambiente regulatório, construção cultural e comportamento do consumidor. Dessa forma, o Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR, e o Isae construíram esse módulo internacional, com foco em cooperativas e seus princípios ambientais, sociais e de governança em um contexto europeu”, esclarece o analista técnico do Sescoop/PR, Luiz Felipe Alves Amado, que acompanha o grupo.

Oportunidade - As atividades, desenvolvidas em parceria com a universidade TBS Education, tiveram início nessa segunda-feira (14/05) e prosseguem até sexta-feira (17/05). Veja abaixo a programação. Com essa iniciativa, a ideia é oferecer aos participantes uma oportunidade de explorar o rico cenário de modelos de negócios cooperativos e práticas ESG na França e em toda a região, além das suas implicações potenciais para o mercado brasileiro. Além disso, possibilita o networking e a colaboração com profissionais que compartilham interesses semelhantes na condução de mudanças positivas no cenário corporativo e cooperativo.

Sobre a TBS Education - A TBS Education é escola de negócios que oferece programas de Bacharelado, Mestrado, Doutorado e em Educação Executiva. Foi fundada em 1903 e se estende por quatro campus em Toulouse, Paris, Barcelona e Casablanca. Ela conta atualmente com mais de 6000 alunos, 25% dos quais são internacionais, e mais de 51.000 ex-alunos em todo o mundo. A TBS também inclui a Toulouse Business School Foundation, que financia programas de pesquisa e ajuda a promover a diversidade social e cultural. Desde a sua criação, em 2008, mais de 200 bolsas foram distribuídas aos alunos do TBS. A qualidade dos programas de gestão do TBS e a excelência do seu corpo docente e atividades de pesquisa receberam os mais altos credenciamentos internacionais, como AACSB, Amba e Equis), que são reconhecidos por universidades e empresas em todo o mundo. 

Sobre o ESG+Coop - Lançado em outubro de 2022, o Programa ESG+Coop integra o Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200), o planejamento estratégico de desenvolvimento sustentável do cooperativismo paranaense. A iniciativa visa realizar o monitoramento, a avaliação e a certificação das cooperativas, com foco no atendimento aos requisitos ambientais, sociais e de governança e desempenho. Dessa forma, a ideia é promover o fortalecimento da imagem do setor, com a sistematização e divulgação do que as cooperativas fazem para melhorar as questões ambientais e mostrar os impactos sociais positivos causados pela cadeia produtiva do cooperativismo. Atualmente conta com a adesão de 64 cooperativas paranaenses. Clique aqui e acesse a landing page do Programa ESG+Coop.

Programação do módulo de formação internacional

 

Segunda-Feira (13/05/2024)

Sessão da Manhã - Cooperativas na França: História, regulamentações e ESG

Sessão da Tarde - Modelos de Relato ESG: Regulações globais e europeias

 

Terça-Feira (14/05/2024)

Sessão da Manhã - ESG e Sustentabilidade na Europa: Dimensão Ambiental

Sessão da Tarde - Visita e Conversa com especialista: Ethiquable

 

Quarta-Feira (15/05/2024)

Sessão da Manhã - ESG e Sustentabilidade na Europa - Dimensão Social

Sessão da Tarde - Visita e Conversa com especialista: Les Vignerons Buzet

 

Quinta-Feira (16/05/2024)

Sessão da Manhã - Liderança para Sustentabilidade

Sessão da Tarde - Encontro de Networking em Carcassone e Visita ao Chateau Guilhem

 

Sexta-Feira (17/05/2024)

Sessão da Manhã - Integrando os ODS nas Cooperativas: Painéis com agentes locais de diferentes ramos

Sessão da Tarde - Visita a Airbus, conversa com especialista, encerramento e networking

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco