Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias LEGISLATIVO: Sescoop/PR participa de reunião da Frente Parlamentar de Promoção Municipalista sobre Trabalho, Qualificação e Renda

 

 

cabecalho informe

LEGISLATIVO: Sescoop/PR participa de reunião da Frente Parlamentar de Promoção Municipalista sobre Trabalho, Qualificação e Renda

As ações de formação profissional desenvolvidas pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoo/PR), junto às cooperativas foram apresentadas na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na manhã desta terça-feira (14/05), em Curitiba, durante a reunião da Frente Parlamentar de Promoção Municipalista, das Associações de Municípios e Consórcios Municipais. A reunião teve como tema “Trabalho, Qualificação e Renda”.

S do cooperativismo - “Somos o ‘S’ do cooperativismo. Trabalhamos com desenvolvimento, qualificação e promoção social junto às cooperativas”, disse a analista do Sescoop/PR, Ketlyn Zipperer Mali, ao apresentar a instituição. “Trabalhamos para desenvolver os CPFs que vão atuar nos CNPJs”, pontuou, acrescentando que atualmente há 8 mil vagas de emprego em aberto nas cooperativas do Paraná. Pela alta demanda por mão de obra qualificada, cerca de 25% dos alunos formados pelo programa Jovem Aprendiz são efetivados nas cooperativas.

Inclusão - A analista explicou que o cooperativismo trata da inclusão das pessoas que não têm escala de produção e, juntas, conseguem se viabilizar. Ela informou que a maior empresa do Paraná é uma cooperativa, a Coamo, e a maior empregadora também, a cooperativa Lar. “Uma das principais características das cooperativas é que são empresas locais e todo o resultado fica aqui. Além disso, as sobras [lucros] são divididas entre os cooperados, que são os donos das cooperativas”.

Abrangência - Ketlyn falou também sobre a abrangência da atuação do Sescoop/PR, que começa com crianças a partir de 7 anos de idade e vai até o doutorado, por meio de ações próprias, parceria com instituições de ensino e concessão de bolsas de estudo. São desenvolvidos também programas customizados para atender especificamente a necessidade das cooperativas.

Números - A analista apresentou os números do Sescoop/PR, destacando que em 2023 foram investidos R$ 82,5 milhões em 12 mil eventos, totalizando 188 mil horas (cursos), com 348 mil participações. Para 2024, a previsão é superar esses resultados.   

Surpresa - Ao final da apresentação, o coordenador da Frente Parlamentar, deputado Luiz Cláudio Romanelli, revelou surpresa com os números. “Confesso que estou surpreso. É um dos ‘S’ menos conhecidos, mas que tem grandes números”, declarou. "Hoje, o Paraná avança na abertura de oportunidades e na abertura dos postos de trabalho, embora seja uma grande preocupação dos gestores, e precisamos avançar também na qualificação e no aumento de renda dos trabalhadores. É o chamado ciclo virtuoso que alia crescimento econômico e social com aumento de consumo e melhoria da qualidade de vida da população", destacou o deputado. Outras instituições do Sistema S voltadas à educação também participaram, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).  

Qualificação - Romanelli disse ainda que a qualificação pode ser estendida com a participação de órgãos do sistema "S" (Sesc, Senai, Sesi, Sebrae, Senar, Sescoop, Sest e Senat), os institutos técnicos estaduais, parques tecnológicos, universidades, federações patronais, centrais sindicais e prefeituras. "Em todos os setores da economia, seja produção ou comércio, há um grande avanço da tecnologia e da inovação. Para operar uma colheitadeira, máquina agrícola ou trabalhar numa linha de produção é preciso qualificação", frisou.

FOTOS: Divulgação e Valdir Amaral / Alep

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco