Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo Por que vazia sanitário da soja não tem mais data única para todas as regiões do PR

 

cabecalho radio

Por que vazia sanitário da soja não tem mais data única para todas as regiões do PR

O vazio sanitário da soja não tem mais uma data única para todas as regiões do Paraná, como acontecia até a última safra. Com o objetivo de respeitar os diversos microclimas e períodos mais adequados para o plantio da oleaginosa, o Ministério da Agricultura e Pecuária dividiu o Estado em três sub-regiões com datas diferentes para início do vazio e para a semeadura da soja.
Durante o vazio sanitário não é permitido cultivar, manter ou permitir a existência de plantas vivas de soja no campo, com o objetivo de que não se torne hospedeira do fungo que causa a ferrugem asiática. Por conta da severidade do ataque, disseminação, custos de controle e o potencial de redução de produtividade da lavoura, essa é considerada a principal doença da cultura.
Segundo o Gerente de Sanidade Vegetal da Adapar, Renato Rezende, é importante que todos os agricultores adotem esse cuidado em suas propriedades.

O Coordenador da Área de Prevenção e Controle de Pragas em Cultivos Agrícolas e Florestais da Adapar, Marcílio Martins Araújo, explica que a portaria foi elaborada com a colaboração de entidades representativas da agropecuária nos estados.

Com informações da Agência Estadual de Notícias do Paraná.

Acesse o Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar na íntegra: www.paranacooperativo.coop.br

App Paraná Cooperativo News

Siga @sistemaocepar: Instagram – Facebook – Twitter – LinkedIn – YouTube – Flickr

 
icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco