Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SHOW RURAL: Neri Geller e deputados federais participam da reunião da diretoria

 

 

cabecalho informe

SHOW RURAL: Neri Geller e deputados federais participam da reunião da diretoria

A Casa Paraná Cooperativo, localizada no Show Rural Coopavel, sediou nesta quinta-feira (08/02) a primeira reunião do ano das diretorias da Ocepar e da Fecoopar, em Cascavel (PR), que contou com a presença de 14 diretores e presidentes de outras cooperativas convidadas. A reunião foi conduzida pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que na abertura passou a palavra ao presidente da Coopavel e anfitrião do Show Rural Coopavel, Dilvo Grolli. Ele agradeceu a visita das lideranças cooperativistas e disse que o evento hoje pertence ao cooperativismo brasileiro.

Mapa- A reunião contou ainda com as presenças do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), Neri Geller, pelos deputados federais e integrantes da Frente Parlamentar do Cooperativismo, Pedro Lupion e Sérgio Souza; do diretor do BRDE, Wilson Bley, do presidente do Sebrae, Ercílio Santinoni, do secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, do diretor do Departamento de Políticas de Financiamento para Agropecuária, Wilson Vaz de Araújo e do superintendente do Banco do Brasil no Paraná, Pedro Marques Júnior e Caroline Elza Zolet Sasso, gerente de Clientes e Negócios da Caixa.

Geller- O ex-ministro e secretário nacional de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, considerou a reunião excelente e fez uma menção ao ano de 2013, quando grandes programas do Brasil surgiram por meio desses encontros. “Financiamentos da agricultura brasileira, programas de armazenagem, acesso à inovação tecnológica, surgiram durante essas reuniões”, comenta. “Saio daqui muito otimista e contente, ao perceber que o setor demonstra consciência sobre a necessidade de sentar à mesa e ocupar espaços”. Conforme ele, o presidente da Ocepar, José Roberto Ricken e equipe “estão fazendo isso de forma muito forte”. Finalizou dizendo que foi uma conversa boa e que o governo está disposto a ajudar a agricultura brasileira. “O exemplo da Ocepar precisa ser estendido para o Brasil inteiro. Um modelo que dá certo e precisa ter o respaldo do governo federal”.

Lupion - Presidente da FPA (Frente Parlamentar Agropecuária), deputado federal Pedro Lupion, destacou a participação ativada Ocepar no Show Rural. Ele também falou sobre a reunião da diretoria. “Sempre é um debate importante com os presidentes das cooperativas, com as instituições financeiras, governos estadual e federal”, salienta, ressaltando a presença do secretário nacional de Políticas Agrícolas, ex-ministro Neri Geller e Wilson Vaz de Araújo, subsecretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura. “Uma oportunidade ímpar para já planejar o próximo ano, abordar o Plano Safra, a preocupação com o seguro rural por conta da possível quebra e como os reflexos da reforma tributária no cooperativismo”. Aqui é o palco ideal para esses debates”. Lupion encerrou afirmando que o cooperativismo do Paraná é exemplo para o Brasil, uma solução eficaz para o pequeno produtor.

Sérgio Souza– O deputado lembrou sobre as principais ações realizadas pela bancada parlamentar do agro do Paraná e que integram a Frencoop. “O ano de 2023 foi de muito trabalho e conquistas para o agronegócio e para o cooperativismo. Conseguimos colocar em pauta diversa demandas do setor e, com muito trabalho e mobilização, conseguimos aprovar no Congresso, como marco tempora, pesticida, questões ambientais e ato cooperativo”. Segundo o parlamentar, “apertar o botão lá na Câmara e dizer sim ou não é apenas um detalhe. Muitos dos deputados e senadores que estão lá, só apertam o botão porque tem uma base forte e representativa, temos raiz, temos estrutura como é o caso aqui do Sistema Ocepar. E debater aquilo que é de interesse do setor, eu e o deputado Pedro Lupion e outros da base, sabem fazer muito bem, como é o caso hoje, vir aqui neste grande evento que é o Show Rural e se reunir com as principais lideranças cooperativistas”, frisou.

Avaliação â€“ Após as manifestações dos convidados, os diretores falaram suas preocupações com o momento, especialmente na questão das perdas ocorridas na safra deste ano, entre outros temas. Todos avaliaram a reunião realizada em Cascavel como excelente, pela profundidade dos temas abordados. “Como o Show Rural é um dos principais eventos e que abre o calendário do agronegócio brasileiro, tradicionalmente realizamos nossa primeira reunião do ano aqui em Cascavel. A participação do Neri Geller e dos deputados federais, Pedro Lupion e Sérgio Souza, além de diversos convidados, foi importante para alinharmos a atuação do Sistema Ocepar para 2024”, destacou o presidente Ricken. Ele aproveitou para convidar a todos para a Assembleia Geral Ordinária do Sistema Ocepar no dia 1 de abril, em Curitiba. “Vamos aproveitar também esta ocasião para realizarmos um encontro com todos os parlamentares do Paraná que integram a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) com as lideranças cooperativas no nosso auditório, onde realizaremos a assembleia de prestação de contas”, destacou o líder cooperativista. (Assessoria de Imprensa Ocepar).

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco