Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SHOW RURAL: Unidade móvel do Cuide-se Mais realiza mais de 500 exames preventivos de câncer

 

 

cabecalho informe

SHOW RURAL: Unidade móvel do Cuide-se Mais realiza mais de 500 exames preventivos de câncer

Dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer) revelam que no triênio 2023 a 2025, o Brasil vai registrar 704 mil novos casos da doença, com predominância as regiões Sudeste e Sul, pois concentrarem atualmente 70% dos diagnósticos. O levantamento aponta ainda que o tumor maligno de maior incidência é de câncer de pele não melanoma. Logo atrás, está o câncer de mama feminina; próstata; cólon e reto; pulmão e por último estômago. Ao longo de cinco dias, os visitantes do Show Rural Coopavel, a maioria produtores rurais, tiveram a oportunidade de fazer exames preventivos de câncer de pele e de mama. Ao todo, foram mais de 500 atendimentos, todos gratuitamente, graças ao apoio do Sistema Ocepar, por intermédio do Sescoop-PR e do Sesi-PR.

Ponto estratégico- Segundo o jornalista Samuel Milléo Filho, coordenador de Comunicação e Marketing, que há 23 anos coordena os trabalhos no Show Rural, "esse aumento considerável no atendimento se deve principalmente à mudança de localização da unidade móvel. A primeira participação do Cuide-se Mais, por meio da unidade móvel, ocorreu em 2019. Na época, os atendimentos eram feitos atrás do mirante, local mais distante do fluxo intenso de pessoas e por conta disso, o número de exames não superava 50 durante os cinco dias. Com a mudança para parte mais central do parque tecnológico a partir de 2023, esse número avançou 900%", disse. Milléo lembrou "que desde o ano passado, com o apoio do presidente da Coopavel, Dilvo Grolli e do coordenador do Show Rural, Rogério Rizardi conseguimos deixar mais uma vez a unidade móvel ao lado da Casa Paraná Cooperativo, fato que tem facilitado muito a abordagem das pessoas para que façam os exames", frisou Milléo.

Casos graves- Ao longo da semana, foram constatados 17 casos de câncer de pele encaminhados para tratamento, sendo três graves. Pela primeira vez, as mulheres puderam fazer exames de mamografia, com 101 atendimentos. O preventivo do câncer de pele chegou a 375, entretanto, a tendência é de superar a casa dos 400 até o fim da tarde desta sexta-feira, estabelecendo o número superior a 500 entre de pele e de mama. Os resultados dos exames são encaminhados diretamente aos pacientes pelo WhatsApp. Apesar de ser bem didático, a orientação para procurar um profissional especializado para explicar melhor o teor do resultado.

Mamografia pela primeira vez- O analista técnico do Sescoop-PR, Luís Henrique Zanon Franco de Macedo, responsável pelo Programa Cuide-se Mais, no Show Rural. “Em comparação com as edições passadas, nesse, tivemos uma inovação, que foi a mamografia, possibilitando um salto no número de exames”. Nos anteriores, eram feitos apenas análises de pele. Outro recurso positivo envolve as abordagens das pessoas circulando no Show Rural.

Como se prevenir- A enfermeira Beatriz Naiara Kraquer Bassi, possui pós em oncologia e hematologia e especialização estética, explica o passo a passo do atendimento. “É feita a triagem e perguntamos para as pessoas se elas notaram alguma mancha de atenção, ou seja, diferente no corpo, lesão que cresceu, mudou de cor ou virou lesão”. Ã‰ feita uma avaliação visual e a qualquer sinal mais preocupante, a pessoa é orientada a procurar atendimento na saúde.

Índice de morte- Sobre o índice de morte causado pelo câncer de pele, a enfermeira comenta que o não melanoma, em geral, não causa morte, mais aos poucos, vai causando deformidades. “E tem o tipo de câncer raríssimo, com estimativa de que 4% da população deve desenvolver, que é o melanoma, caracterizado por manchas escuras, avermelhadas e com pigmentação diferente e de formato irregular, podendo surgir em qualquer parte do corpo e se não for tratada, pode sim virar uma metástase e se espalhar para outros órgãos do corpo”.

Câncer de pele- A melhor forma de se prevenir contra o câncer de pele, é se proteger do sol, utilizando chapéu de aba grande, camisas de manga comprida e o mais importante, protetor solar condizente com a cor da pele. (Assessoria de Imprensa Ocepar).

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco