CAPACITAÇÃO DE LÍDERES: Começa a 3ª edição de Curso Internacional para executivos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Começou na tarde de segunda-feira (06/07), no hotel Alta Reggia, em Curitiba, o Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas. Em sua terceira edição, o curso reúne cerca de 30 participantes de cooperativas agropecuárias e de crédito do Paraná. O objetivo é capacitar executivos com uma visão internacional de negócios, com base na experiência do cooperativismo de outros países. A iniciativa visa ainda estabelecer processos de geração de cooperação e negócios entre as cooperativas brasileiras e as cooperativas de outros países; promover o intercâmbio entre as instituições tecnológicas brasileiras com outros países; e gerar mecanismos para multiplicação do projeto em outras regiões do Brasil. O programa se propõe a ministrar aos participantes conhecimentos e experiências relacionadas às características, história, estrutura, organização, quadro normativo de referência, instrumentos de promoção da atividade cooperativa, sistemas de controle e gestão interna das cooperativas, entre outros temas.

Modelos referenciais de desenvolvimento - O Programa foi aberto pelo superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, juntamente com o diretor de operações do Sebrae Paraná, Julio Cezar Agostini, e o coordenador de atividades internacionais da cooperativa Terremerse, o professor da Universidade de Bologna, Riccardo Gefter. O curso é realizado por meio de uma parceria entre a Ocepar e o Sescoop/PR, Sebrae Paraná, Sebrae Nacional, Presidência da República do Brasil, Legacoop Emilia-Romagna, governo da Região Emilia-Romagna e Universidade de Bologna. "Além do conhecimento gerado pelo curso, os participantes terão condições de comparar os diferentes sistemas e a atuação das cooperativas de países reconhecidos como referência para o setor. Outro aspecto de extrema importância é a troca de informações entre os cooperativistas", afirmou Ricken. Para o diretor do Sebrae Paraná, o curso promove o desenvolvimento, pois "traz as melhores práticas do mundo para o Paraná. Os participantes conhecerão e poderão se inspirar em modelos referenciais do cooperativismo e do empreendedorismo", resumiu.

 

Curso terá quatro módulos - O primeiro módulo do curso, realizado em Curitiba até a próxima sexta-feira (09/07), tem como tema "O sistema cooperativo da Região da Emilia-Romagna: marco legal, organização, dinâmica de mercado e governança". A primeira fase é coordenada pela professora Patrizia Battilani, docente de história econômica da Universidade de Bologna, e pelo professor Riccardo Gefter. Ao longo do ano acontecerão mais três módulos, na Itália, Alemanha, Argentina e finalizando no Brasil, na capital federal, Brasília.

Conteúdos Relacionados