COAGEL: Cooperativa completa 33 anos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Coagel Cooperativa Agroindustrial, com sede administrativa em Goioerê, surgiu na região noroeste em meados da década de 70, graças ao trabalho e união de um grupo de 40 agricultores que, cansados de serem explorados pelos intermediários, resolveram dar um basta na situação em que se encontravam e criaram a sua própria cooperativa. A fundação ocorreu no dia 22 de junho de 1974, tendo iniciado as suas atividades oficiais, com compra e venda de insumos e recebimento da produção agrícola da região, no dia 5 de setembro do mesmo ano. Depois da constituição da cooperativa, tendo como primeiro presidente o saudoso Antonio Sestak, de família tradicional em Goioerê, a grande missão dos fundadores foi convencer os demais agricultores da região, da segurança e seriedade disponibilizada pela Coagel.
Evolução - E foi nesse clima, com apoio da Emater-Paraná, antiga Acarpa, que aos poucos a tradição do cooperativismo foi se instalando e aglutinando um grande número de produtores. Hoje a Coagel tem mais de 2.500 associados distribuídos em 10 municípios, dotados de 13 unidades onde recebe soja, milho, trigo, algodão, café e leite. Sua principal e única indústria é a fiação de algodão que produz 320 toneladas por mês, cuja produção é quase 100% colocada no mercado consumidor de Santa Catarina.
Empregos – Atualmente, a Coagel tem mais de 500 empregos diretos e outros 200 indiretos, sendo presidida por Osmar Pomini, que tem como secretário Israel Garcia de Mattos e vice presidente Domingos Mercial. Os 33 anos da Coagel será lembrado no próximo dia 7 de julho, quando das comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo. (Imprensa Coagel)